Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
02 de Fevereiro de 2026
Mais do que um equipamento de proteção, para os estudantes que ingressam no curso de Medicina, o jaleco branco também simboliza um grande passo rumo a um futuro profissional de sucesso. Na Universidade de Gurupi – UnirG, a cada semestre a Cerimônia do Jaleco é marcada por muita emoção e alegria. Na última sexta-feira, 30, foi a vez da 48ª turma de Medicina do campus Gurupi participar da solenidade, que é promovida pelo Centro Acadêmico de Medicina Drª Márcia Muquy.
“É um momento especial que marca o início de uma trajetória em nossa unive
rsidade. Ficamos felizes em organizar esse momento que tem uma grande significância para os estudantes, familiares e amigos. É uma ocasião em que todos poderão compreender melhor a nova rotina e as novas responsabilidades que os futuros médicos terão a partir de agora. É um evento tradicional em nosso curso”, disse Lucas Grabriel Alves, vice-presidente do Centro Acadêmico.
“Ficamos felizes em receber os novos alunos em um momento tão festivo, que conta com o envolvimento dos colegas veteranos. Sabemos que isso demonstra um espírito colaborativo, solidário, humanitário, que são valores extremamente importantes para o desempenho da atividade médica. Isso demonstra que estamos no caminho certo, pois vemos colegas veteranos com habilidades e competências fundamentais na profissão que escolheram, que é o cuidar e apoiar o outro. É uma satisfação acolher os acadêmicos e participar desse momento tão marcante e significativo”, disse a Reitora da UnirG, Drª Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva.
O coordenador do curso de Medicina, Me. Lívio Fernandes Cavalcante, agradeceu a confiança dos novos alunos na Instituição e falou sobre a importância do jaleco. “Esse é um equipamento de proteção individual, que os protegerá em diversas situações, assim também como poderá servir para enxugar lágrimas de pessoas que perderam entes queridos. Simbolicamente ele tem um peso muito grande, pois representa uma das profissões mais bonitas que possa existir. Desejo que vocês possam honrar seus pais e abracem essa profissão para que sejam bons profissionais”, disse Fernandes.
Representando o presidente da UnirG, Thiago Miranda, a Procuradora Institucional Tatiane
Ribeiro, deu as boas-vindas aos novos estudantes. “A UnirG está de portas abertas para todos vocês, esperamos que aproveitem toda a estrutura, a experiência dos professores para que tenham uma formação de excelência”, falou.
O Secretário Executivo da Saúde de Gurupi, Ricardo S. Jesus, destacou a importância da UnirG no fortalecimento dos serviços de saúde na cidade. “Uma pesquisa recente apontou que Gurupi tem a melhor rede de saúde do Tocantins, e isso conta com a grande contribuição da UnirG. Em Gurupi vocês podem contar com campos de estágio desde o início da formação, o que contribui com uma maior vivência e experiência. Desejo sucesso e muita dedicação para que vocês possam cuidar do que há de mais valioso, que é a saúde das pessoas”, frisou o secretário.
Para os acadêmicos e familiares, a solenidade foi acompanhada de muita satistação e realização. "É uma alegria imensa presenciar essa conquista, depois de uma luta de tantos anos. Estou muito feliz e orgulhosa por essa benção", disse Elenízia Matias, mãe da estudante Wesvetelânia Matias. A jovem concluiu o curso de Enfermagem na UnirG no fim de 2025 e no primeiro vestibular desse ano foi aprovada em Medicina.


