Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

UPA de Gurupi avança em atendimento cardiológico com apoio do HCor


09 de Dezembro de 2025



HCor destaca engajamento da UPA de Gurupi em projeto nacional de boas práticas que aprimoram os fluxos de cuidado e telemedicina.

 

A equipe da Unidade de Pronto Atendimento – UPA/24h de Gurupi reuniu na manhã desta terça-feira, 09, com representantes do HCor – Instituto do Coração de São Paulo, para alinhar melhorias no atendimento a pacientes que necessitam de cuidados cardiológicos. A iniciativa integra o projeto “Boas Práticas Cardiológicas”, desenvolvido em parceria entre as instituições.

O projeto busca beneficiar os pacientes, agilizando o diagnóstico dentro da Unidade. O serviço de eletrocardiograma conta com o apoio de especialistas do HCor, parceiro do Hospital Sírio-Libanês. A parceria entre a UPA e o HCor já dura quatro anos e possibilita a aquisição de novos equipamentos e o avanço da telemedicina.

Segundo a coordenadora de Enfermagem da UPA, Liliane Barbosa, a integração tem gerado diagnósticos mais rápidos e precisos.
“Os laudos do eletro são feitos pelos profissionais do HCor, o que agiliza o diagnóstico. Em casos de emergência, nossa equipe aciona o HCor para acelerar o atendimento. Se necessário, encaminhamos o paciente ao Hospital Regional”, explicou.

Liliane destacou ainda que a fase atual envolve a implantação de protocolos de atendimento dentro da Unidade, o que deve aprimorar o fluxo interno e a qualidade do serviço.

A assessora do HCor, Camila de Amorim, ressaltou o comprometimento da equipe local.
A equipe da UPA é muito receptiva e executa o que é proposto. Os indicadores têm avançado graças ao engajamento dos profissionais. Seguir os protocolos no tempo adequado evita óbitos e melhora os desfechos dos pacientes”, afirmou.

Para a biomédica e consultora de projetos do HCor, Thaís Porto Bayer, o trabalho foca na melhoria dos fluxos de cuidado relacionados à Síndrome Coronariana Aguda, Sepse e AVC.
“Buscamos acelerar o diagnóstico e qualificar o atendimento. Esse projeto do Ministério da Saúde, dentro do SUS, leva boas práticas para todo o país”, disse.

Ela destacou ainda a troca de experiências entre as unidades participantes. “Cada instituição tem pontos fortes que podem ser compartilhados. Em Gurupi, há muitos resultados positivos que levaremos para outras unidades do Brasil”, avaliou.

“Esse convênio com o HCor representa um avanço concreto na gestão da UPA 24 horas de Gurupi. Ele fortalece a segurança dos nossos servidores, que passam a atuar com protocolos bem definidos, suporte especializado e maior respaldo técnico nas decisões clínicas. Ao mesmo tempo, garante mais agilidade, precisão diagnóstica e qualidade no atendimento à população, especialmente nos casos de urgência cardiológica. É um ganho direto para os profissionais de saúde e, principalmente, para toda a comunidade, que passa a contar com um serviço cada vez mais seguro, eficiente e humanizado", destacou Thiago Miranda, presidente da Fundação UnirG, Instituição gestora da UPA. 

O coordenador-geral da UPA, Rhoger Gomes, reforçou que o projeto fortalece a segurança clínica. “Com o apoio do HCor, o médico recebe um diagnóstico preciso e sabe qual protocolo seguir. O ganho em tempo, qualidade e agilidade no atendimento é significativo”, concluiu.

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais