Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
01 de Dezembro de 2025
A primeira edição do UniSaberes 2025 – Semana Integrada de Pesquisa, Extensão e Empreendedorismo foi encerrada sexta-feira, 28, no campus Jacinto Nunes da Silva. A noite contou com diversas programações que finalizaram uma semana de intensas e produtivas atividades na Universidade de Gurupi
Na oportunidade foi realizado o II Luminárias da UnirG, que reconheceu o trabalho de professores pesquisadores e servidores técnico-administrativos. “A iniciativa tem o propósito de homenagear as pessoas que se dedicam no campo da pesquisa, além dos nossos colaboradores técnico-administrativos. São pessoas que contribuem com a Instituição e por isso merecem essa honraria”, disse o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Walmirton Bezerra D’Alessandro.
A Prefeita Josi Nunes participou do evento e parabenizou os homenageados. “É um momento de celebração em que a Instituição reconhece aqueles que se dedicam a buscar soluções para os problemas da sociedade e ainda o trabalho dos servidores administrativos. Parabenizamos a todos pela merecida homenagem”, disse.
Homenageados
Um dos professores homenageados, Dr. Maykon de Paiva, do campus Paraíso do Tocantins, ressaltou a importância do evento e do destaque aos servidores que se dedicam ao desenvolvimento da ciência. “Para mim a pesquisa significa a abertura de novas oportunidades e, principalme
nte, de esperança, quando nós conseguimos impactar a vida das pessoas com o resultado do nosso trabalho. O reconhecimento que recebemos hoje faz com que sintamos ainda mais vontade de trabalhar, de investir tempo e dedicação. Significa que estamos no caminho certo”, disse.
“A UnirG é uma instituição muito importante para mim e me senti lisonjeada pelo reconhecimento. É uma gratidão e um sentimento de dever cumprido poder receber essa homenagem, ao mesmo tempo em que nos motiva a continuar trabalhando em prol da comunidade”, disse Paula Diele, servidora coordenadora de Central de Coordenações.
Arte e Cultura
Simultaneamente, o hall do campus foi palco para diversas apresentações de alunos e professores da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto. Ritmo, alegria, luzes e cores empolgaram o público que aplaudiu os números da Mostra de Jazz e Ginástica Rítmica, sob a coordenação do professor Murilo Henrique. O Grupo Palmente Contra Tempo também participou da noite de apresentações.
O público também prestigiou a mostra “UnirG – Pinceladas do Tempo”, com 15 telas do professor Henrique Viegas, que representaram os cursos de graduação da Universidade, além de Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi e fundador da Instituição.
“Foi um momento muito importante, tanto para a UnirG quanto para a Casa de Cultura, pois a comunidade também tem a oportunidade de estar dentro da nossa universidade, conhecendo nosso trabalho e tudo o que a universidade oferece, desde atividades culturais e também outros
eventos que foram desenvolvidos nessa semana”, disse a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Káttia Ferreira da Silva.
A Reitoria da UnirG, Drª Jaqueline Ribeiro, também ressaltou a importância do evento, com destaque para as atividades diversas que envolveram a comunidade acadêmica. “Tantas atividades ocorrendo concomitantemente movimentam a universidade e evidenciam ainda mais como a Instituição é dinâmica. Um momento realmente muito importante, parabenizamos os organizadores”.
Premiações
Na ocasião foram entregues as premiações de eventos ocorridos durante o Unisaberes: Camp Games, Faptgulhas, Mostra de Projetos e IV Mostra de Extensão.
Na primeira edição da Mostra de Projetos, a premiação total foi de R$ 11.400,00 distribuídos entre três categorias, com reconhecimento para os três primeiros colocados de cada área: Ciências Exatas, Engenharias, Agrárias e Tecnologia; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística e Letras. O evento contou com a parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins, Governo do Tocantins e Sebrae.
Já Camp Game – Free Fire UniSaberes 2025 premiou três equipes, com premição total de R$ 5.000, e também contou com o apoio da FAPT.
Os vencedores da Mostra de Extensão foram premiados com tablets.