Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
30 de Outubro de 2025
Os acadêmicos da Universidade de Gurupi - UnirG participaram nesta quarta-feira, 29, da aplicação do Exame de Progressão - ExaP referente ao segundo semestre de 2025. A avaliação, prevista no calendário institucional, é um importante instrumento para mensurar o aprendizado dos estudantes e a efetividade das práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do curso.
De acordo com a Comissão de Acompanhamento de Avaliação Interna e Externa – CAAIE/UnirG, o exame é parte essencial do processo de formação acadêmica, servindo como um diagnóstico do progresso estudantil é uma ferramenta de aprimoramento contínuo das atividades curriculares e didáticas.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Drª Joyce Karoline Pontes, destacou a relevância do momento. “O ExaP é uma oportunidade valiosa para que nossos estudantes reflitam sobre o conhecimento adquirido e identifiquem pontos de aprimoramento. Mais do que uma prova, ele representa um exercício de
autoconhecimento acadêmico e uma etapa fundamental para o fortalecimento da qualidade do nosso curso. Agradeço ao apoio da Instituição e dos professores Webiston e Clifton na condução da realização do exame”, explica.
Entre os participantes, o acadêmico João Vitor Floriano, destacou o valor da avaliação para seu desenvolvimento acadêmico. “A prova nos faz revisar tudo o que aprendemos durante o semestre e perceber como estamos evoluindo. É
um momento de autocrítica, mas também de reconhecimento do nosso esforço e dedicação”, expõe o universitário.
Já a estudante Lorenna Lorrayne, ressaltou a importância do exame para o crescimento coletivo. “O ExaP nos ajuda a compreender melhor as expectativas do curso com as questões de conhecimentos gerais e a nos preparar para os desafios da profissão. É uma forma de nos motivar a buscar sempre mais conhecimento e aprimorar nossas práticas”, destaca.
Sobre o ExaP
Todos os acadêmicos da Universidade de Gurupi - UnirG realizaram a avaliação, nos períodos matutino e noturno, nos campi de Gurupi e de Paraíso do Tocantins. A participação é obrigatória e o Exame é direcionado aos acadêmicos de todos os períodos dos cursos, exceto os estudantes de Medicina do campus de Gurupi, que fazem a prova da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).
O ExaP é uma ferramenta para avaliar o desempenho acadêmico e orientar melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação segue o padrão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade
Texto: colaboração do acadêmico de Jornalismo da UnirG, João Paulo Gonçalo
Edição: Ascom/UnirG
Fotos: Thaís Lira - Ascom e Coordenação de Jornalismo