Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
30 de Outubro de 2025
Representantes da reitoria da Universidade de Gurupi – UnirG reuniu ontem, 29, com a equipe da Prefeitura de Porto Nacional para discutir a possibilidade de instalar um campus da Instituição em Luzimangues. O encontro ocorreu na Subprefeitura do Distrito.
Entre os presentes estavam a reitora, Drª Jaqueline Ribeiro, o vice-reitor, Me. Paulo Henrique Mattos, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, PhD Walmirton D’Alessandro, prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel.
Conforme a reitora, o encontro partiu da iniciativa da Universidade a pedido da Prefeitura. Durante a reunião foi discutido um calendário com a programação de discussão sobre demandas municipais em políticas públicas, e a oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
“O foco foi conversar sobre a expansão da universidade e as expectativas do prefeito em relação à qualificação de mão-de-obra local. Pretendemos enviar um portfólio de cursos e firmar convênios para capacitar servidores da saúde e da educação”, explicou Ribeiro.
A reitora disse ainda que, “também será realizada uma pesquisa de mercado para entender as necessidades de formação da população, visando o desenvolvimento do município de Porto Nacional”, completou Jaqueline Ribeiro.
Para o vice-reitor “a reunião foi muito produtiva e após a gestão acadêmica apresentar o portfólio de cursos e possibilidades de ações da UnirG, tanto em Porto Nacional como no Distrito de Luzimangues, o prefeito ficou muito animado”, disse Mattos.
Ronivon Maciel disse que deseja que a UnirG também esteja presente em Porto Nacional. Um dos cursos inicialmente solicitado foi de Direito, além da oferta de cursos de especializações para capacitar os servidores públicos municipais.
“Desde a primeira conversa que tivemos em Brasília, com a gestão acadêmica da UnirG, durante uma reunião com os Ministros da Reforma Agrária, Agricultura, Desenvolvimento e Assistência Social e Ministério do Desenvolvimento Social, houve o interesse de estabelecermos um campus da UnirG no município”, destacou o prefeito de Porto Nacional.
A Prefeitura, inclusive, já tem a disposição da UnirG a cessão de um prédio municipal, que será posteriormente visitado pela equipe da reitoria da UnirG. “Eu já esperava que os gestores da UnirG me procurassem, porque tenho certeza que a Instituição hoje é um patrimônio do Tocantins com muito potencial para contribuir com o desenvolvimento local e estadual. Porto Nacional está de braços abertos para receber a UnirG e não medirá esforços para que isso aconteça", ressaltou Maciel.
Até o fim da segunda quinzena de novembro está prevista uma nova reunião com o Secretário de Planejamento, Lázaro de Assis Naves e a Secretária de Educação, Leila Lima de Sousa, de Porto Nacional para discutir as necessidades de formação dos servidores municipais. Além disso, também será realizada a visita técnica no prédio que será disponibilizado para uma possível instalação da UnirG.