Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
22 de Outubro de 2025
Em comemoração ao Mês Internacional do Idoso, alunos do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi – UnirG participaram ontem, 21, de uma ação de saúde no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Vila Nova. A iniciativa teve como objetivo promover o cuidado e a atenção à população idosa da comunidade.
A atividade integra o Estágio Supervisionado II e as atividades de extensão da disciplina de Farmácia Clínica, sob a orientação da docente, Kelly Mayanny Inácio. Quatro acadêmicos do 7º e 4º períodos participaram da atividade.
De acordo com a professora, a ação atendeu idosos acima de 60 anos, a convite do CRAS. Durante o evento foram oferecidos serviços de: verificação de glicemia capilar; aferição de pressão arterial e tipagem sanguínea.
“Aproveitamos o momento para esclarecer dúvidas sobre o uso racional de medicamentos e a importância do descarte correto. Levamos inclusive uma caixa para que a comunidade pudesse fazer o descarte seguro. Essa prática reforça a escuta e a empatia no atendimento farmacêutico e permite aos alunos vivenciar o cuidado clínico voltado à população idosa”, destacou Kelly Inácio.
A professora acrescentou ainda que a atividade promove integração interdisciplinar, uma vez que contou com
a presença de outros profissionais da saúde que atuam junto ao CRAS.
Para os alunos, o momento foi uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver habilidades técnicas e fortalecer o compromisso com a humanização do cuidado.
A estudante do 7º período do curso, Társis Raquel Silva Schmidt, avaliou a ação como enriquecedora. “O contato direto com a comunidade é fundamental para o aprendizado. É gratificante poder orientar os pacientes, esclarecer dúvidas e colocar em prática o papel do farmacêutico na promoção da saúde. É uma oportunidade de exercer também o papel de educação e saúde para os pacientes, muitos deles tinham dúvidas, por exemplo, sobre as novas referências da aferição da pressão”, afirmou.
A coordenadora de Farmácia, Millena Xavier, agradeceu o convite ao CRAS Vila Nova pela parceria e parabeniza os acadêmicos e a docente envolvida, pela dedicação e compromisso com a saúde da comunidade.
A iniciativa reforçou a importância da valorização da pessoa idosa, da prevenção em saúde e do acompanhamento clínico contínuo, contribuindo para a sensibilização sobre os desafios do envelhecimento.
(Fotos: arquivo pessoal)

