Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
19 de Agosto de 2025
Com o objetivo de firmar parcerias, o vice-reitor, Me Paulo Henrique Mattos e o Pró-Reitor de Pesquisa da UnirG, Prof. PhD. Walmirton Bezerra D’Alessandro, realizaram uma visita técnica ao Instituto de Pesquisas em Ensino e Inovação - IPELab da Universidade Federal de Goiás - UFG, onde conheceram projetos inovadores que unem tecnologia e impacto social.
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de conexão acadêmica e científica voltadas para a criação de soluções para desafios reais da sociedade. Essa ação poderá incluir ações conjuntas com o Mestrado em Educação Social da UnirG, especificamente no desenvolvimento de tecnologias assistivas e educacionais.
Nos laboratórios, os gestores puderam conhecer alguns protótipos, tais como: cadeiras adaptadas para crianças com deficiência, que possibilitam postura adequada e maior autonomia; coração impresso em 3D a partir de imagens de ressonância magnética, recurso que permite estudo anatômico detalhado por meio de visualização e palpação, com potencial para ensino e prática médica; e próteses e dispositivos funcionais, incluindo mãos biônicas de baixo custo, cadeiras personalizadas e modelos anatômicos, todos voltados à acessibilidade, reabilitação e inclusão.
Na UnirG, já estão em andamento iniciativas que dialogam com essas frentes de pesquisa. Em Gurupi e Paraíso do Tocantins, a Instituição dispõe de duas impressoras 3D com o intuito de ampliar a capacidade de inovação e prototipagem voltada às demandas sociais, acadêmicas e científicas.
O encontro reforça o papel estratégico da colaboração entre universidades, mostrando que a integração entre UnirG e UFG pode transformar produções científicas em benefícios reais à sociedade, ao mesmo tempo em que consolida avanços no ensino, na pesquisa aplicada e na inovação tecnológica.
Nathália Costa - Ascom UnirG
Fotos: Divulgação