Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
30 de Junho de 2025
A coordenação da Unidade de Pronto Atendimento Drª Márcia Mucky - UPA/24h de Gurupi, participou de uma reunião técnica promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins - SES/TO. O encontro teve como objetivo oficializar a integração da UPA à Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar - REVEH. A reunião ocorreu na sede do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS, em Palmas.
Na ocasião, foi discutido sobre a ampliação da REVEH e o alinhamento de estratégias para fortalecer a detecção, notificação e monitoramento das Doenças e Agravos de Notificação Compulsória - DNC nas unidades de saúde do estado.
Durante o encontro, foi firmado o Termo de Compromisso para a implantação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica - NVE na UPA/24h de Gurupi. O núcleo será responsável por ações como: o diagnóstico epidemiológico da unidade, notificações sistemáticas e a integração com os sistemas nacionais de vigilância.
Segundo o coordenador geral da UPA, Deijares Batista de Oliveira, a adesão à REVEH representa um avanço significativo para a saúde pública municipal. “Essa integração fortalece o papel estratégico da UPA de Gurupi na rede de vigilância epidemiológica. Além disso, nos coloca em sintonia com as diretrizes estaduais e federais de saúde pública”, destacou.
A iniciativa segue as diretrizes das Portarias GM/MS nº 1.693 e 1.694/2021, além da Portaria Normativa Estadual nº 02/2021, que regulamentam a implantação da vigilância epidemiológica hospitalar nas unidades de saúde do Tocantins.
Também participaram da reunião representantes das UPAs das cidades de Palmas, Araguaína, Tocantinópolis e Porto Nacional.
(Fotos: arquivo pessoal)