Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
25 de Abril de 2025
Neste 25 de abril, Dia do Contabilista, celebramos a atuação dos profissionais que organizam, analisam e interpretam as informações financeiras e patrimoniais de instituições públicas e privadas, contribuindo diretamente para a saúde econômica de empresas e da sociedade.
Em comemoração à data, o professor e mestre em Contabilidade Victor de Oliveira compartilha sua trajetória e visão sobre os rumos da profissão. Com mais de duas décadas de atuação no ensino superior e vasta experiência na área contábil, Victor é referência no Tocantins, onde vive desde 1997.
Natural de Anápolis - GO, é graduado pela Universidade Federal de Goiás - UFG e mestre em Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP. Iniciou sua jornada acadêmica no início dos anos 2000, ao integrar o corpo docente da então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi - Fafich, hoje Universidade de Gurupi - UnirG.
“A Faculdade ainda dava seus primeiros passos na formação superior no estado. Atualmente, mais de duas décadas depois, olho com orgulho para a UnirG que ajudamos a construir e que continua formando profissionais que transformam realidades por meio da contabilidade”, lembra o professor.
Além das salas de aula, Victor também atua como consultor contábil, palestrante e pesquisador. “Foi na UnirG que construí uma trajetória com foco na excelência acadêmica, sempre conciliando à docência com a atuação profissional em consultoria, mentoria e educação empresarial”, ressalta.
O professor diz acreditar profundamente na contabilidade como instrumento estratégico para a geração de valor aos negócios, contribuindo para a sustentabilidade das empresas e para o desenvolvimento econômico regional.
Terceira geração de uma família de educadores, Victor carrega no sangue a paixão pelo ensino. “Desde a infância cultivo admiração pelas aulas que meu pai ministrava no ensino contábil técnico. Ensinar contabilidade, portanto, sempre foi mais do que uma profissão é uma vocação”, afirma.
Ao refletir sobre sua carreira, destaca com orgulho o curso de Ciências Contábeis da UnirG, do qual foi um dos principais idealizadores. “Mais do que formar bons profissionais, o curso criou um legado. Hoje, colegas de trabalho que foram meus alunos continuam a representar com excelência o que a UnirG tem de melhor: comprometimento, qualificação e visão de futuro”, completou.
Para Victor, a contabilidade vive um momento de transformação. “O contador contemporâneo é um profissional estratégico, que domina tecnologia, interpreta dados, constrói cenários e atua diretamente no processo decisório das organizações”, observa.
Mais do que nunca, a contabilidade rompe as barreiras do escritório tradicional e ocupa um papel de destaque nas empresas, nos conselhos, nas instituições públicas e no cenário econômico global.
Com um olhar otimista para o futuro da profissão, o professor finaliza com uma mensagem aos estudantes. “A contabilidade que você aprende hoje é a base para o mundo que você ajudará a construir amanhã. O mercado precisa de profissionais éticos, analíticos, inovadores e capazes de dialogar com o futuro. Enxerguem na profissão uma oportunidade de empreender, de liderar, de servir à sociedade com responsabilidade e propósito”, finaliza.
(Texto: Thaís Lira - Jornalista)