Curso de Direito da UnirG realiza Semana Jurídica

22 de Maio de 2024

Grandes nomes da área do Direito participam da Semana Jurídica da Universidade de Gurupi – UnirG, que teve início na noite de ontem, 21, no campus Jacinto Nunes da Silva. Esse é um evento tradicional na Instituição e promove a integração entre estudantes e profissionais do Direito. Em 2024, a Semana Jurídica debate as “Atualidades do mundo jurídico”.

“O Direito foi um dos primeiros cursos criados na UnirG e esta é uma área que está em constante atualização. Trazer as inovações para os nossos alunos, em um evento como esse, é fundamental para que os futuros profissionais saiam da graduação mais qualificados e possam permanecer buscando o conhecimento necessário para o exercício da profissão”, disse a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão.

Representando o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, o servidor Oximano Jorge, frisou que a Fundação apoia os eventos acadêmicos, sendo que o curso de Direito é um ambiente onde se levantam discussões políticas e administrativas relacionadas à vida em sociedade.

“Nesses dias serão discutidos temas importantes que abarcam a contemporaneidade do Direito e os temas que estão em evidência no cenário atual. Agradecemos a participação de todos e desejamos que aproveitem bem o evento e as experiências dos profissioanais”, disse a coordenadora do curso de Direito, Ma. Kárita Carneiro.

Também participaram do evento, o Procurador Geral do Município de Gurupi, Dr. Alexandre Orion, que representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o advogado Marcos Schimitz, que represtnou o Presidente da OAB (subseção de Gurupi), Victor Agusto Schimitz.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo Dr. Buenã Porto Salgado, ex-auditor do Tribunal de Contas do Estado e Tabelião de Porto Nacional (TO).

Entre os principais temas que foram discutidos está o controle externo dentro do Direito Administrativo. “É um tema muito presente nosso cotidiano, até mais do que o Direito Civil ou o Direito Penal. O controle externo, que é a fiscalização realizada pelos Tribunais de Conta, também é parte dessa temática. Conhecer como funciona o TCE e a importância dele para o desenvolvimento dos municípios e do Estado, é fundamental para o futuro profissional do Direito”, disse Dr. Buenã.

Em seguida, o Diretor Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Dênis Luciano Pereira Araújo, falou aos presentes sobre “O papel do TCE/TO no controle da Administração Pública Tocantinense”.

A programação do evento segue hoje:

22/05 (quarta-feira)

08h – Oficina temática da PROECAE sobre a Extensão Universitária

09h30- Oficina temática CONSUL sobre Ligas Acadêmicas

10h30 – Encerramento

19h30 – Palestra Dr. Neuton Jardim dos Santos e Dr. Kita Maciel / Tema: Aspectos de atuação no Tribunal do Júri: técnica e prática.

21h30 – Encerramento

23/05 (quinta-feira)

08h – Prática de Júri Simulado com Prof. Kita Maciel e acadêmicos do NPJ

10h30 – Encerramento