Enfrentamento ao Envelhecimento é tema abordado no último dia de Simpósios

25 de Abril de 2024

Na manhã desta quinta-feira, 25, ocorreu a sequência de palestras realizadas na Catedral das Assembleias de Deus. Este é o terceiro e último dia da programação do 5° Simpósio Nacional de Tecnologia e Gestão em Saúde - Unirg Health Tech que tem como tema principal “As dores da gestão”.

Para ilustrar sobre “Como Enfrentar a Onda do Envelhecimento?”, o médico e geriatra Drº Sergio Paschoal, ministrou sobre a necessidade de pensarmos em programas e cuidados com os idosos, tanto na esfera pública, como na privada, devido ao aumento do número de pessoas, nas últimas três décadas, com mais de 60 anos. Conforme mostram os dados recentes dos censos, há uma queda no número de pessoas com menos de 59 anos.

Drº Paschoal recomendou ainda que é preciso ter políticas públicas para ofertar qualidade de vida às pessoas da terceira idade. “É necessário focar em prevenção e promoção no cuidado da saúde. A demanda aumentada de doenças crônicas, o acompanhamento constante, os cuidados permanentes, a medicação contínua e os exames periódicos têm aumentado os custos. É necessário que o sistema esteja reorganizado para cuidar da sociedade até o final da vida”, alertou.

Universidade da Maturidade

As alunas da Universidade da Maturidade de Gurupi – UMG estavam presentes acompanhando a palestra do Drº Paschoal. Conforme a coordenadora do projeto da UMG, professora Ceila Milhomem, há cada ano cresce o número de pessoas com mais de 60 anos matriculando na UMG.

“Recebemos alunas até com quadro de depressão e muitas melhoram a saúde por estar em nosso convívio. Percebo que a UnirG tem comprido seu papel, quando leva os profissionais da Instituição para auxiliar na qualidade de vida dos nossos idosos promovendo ações que previnem a saúde deles”, destacou Milhomem.

O Drº Paschoal afirmou que a Universidade tem uma função muito importante para esse grupo de idosos de hoje. A maioria deles, principalmente, as mulheres não tiveram a oportunidade de ter uma educação formal mais eficiente, pois tinham que cuidar da casa.

No Brasil o número de idosos é grande e eles terem a oportunidade de melhorar o conhecimento é um trabalho excelente oferecido a essa classe. “As universidades atuais da terceira idade estão permitindo melhorar a capacitação da população idosa. São fatores fundamentais, além do que, são locais em que há um estímulo de convívio dando oportunidade para a população idosa ser mais cidadãs. Eu tenho um carinho enorme por quem trabalha nas universidades da terceira educação e se ainda proporcionam intergeracionalidade, isso é fantástico. Parabéns a todos”, finalizou o geriatra.

Outros temas que também foram discorridos nessa manhã são: “Instrumentos para o enfrentamento das dores da gestão”, “Acreditação muda as Organizações”, “Como Preparar os Municípios para o desafio da Revolução Tecnológica”.

A programação dos Simpósios segue ainda durante a tarde, a partir das 14h, com a Palestra “A Gestão do acesso a tecnologia na saúde”. Várias assuntos ainda serão debatidos durante o dia. O encerramento do evento está previsto para ocorrer às 17h.

(Colaboração do texto da estudante de Jornalismo Thais Lira)