Pessoas com sintomas de Covid Longa podem participar de pesquisa realizada por professora da UnirG doutoranda pela USP

23 de Abril de 2024

Perda de memória, cansaço, fadiga, falta de ar, além de dores nas articulações persistentes por mais de três meses após a fase aguda da infecção por Covid-19, são alguns dos sintomas da Covid Longa. Para avaliar os impactos desses e outros sintomas na capacidade funcional, percepção de esforço e qualidade de vida, a professora da Universidade de Gurupi – UnirG, Janne Marques da Silveira, está recrutando voluntários para um estudo inédito, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).

“São conhecidos mais 50 sintomas crônicos de longo prazo e, até 80% das pessoas que tiveram Covid-19, independentemente da gravidade da doença na fase aguda, podem evoluir com um ou mais sintomas associados. Eles causam comprometimento da  qualidade de vida, das atividades diárias e da capacidade de exercício", disse a professora que cursa o Doutorado no Programa de Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo ela, algumas condições de saúde podem contribuir para o desenvolvimento de sintomas de longo prazo. “Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, doenças autoimunes, doenças cardiovasculares e obesidade. Além disso, pessoas do sexo feminino também são mais predispostas", detalhou.

Janne foi a responsável pela implantação do primeiro Centro de Reabilitação pós-Covid-19 do Tocantins, sediado na Clínica-Escola de Fisioterapia da UnirG, em 2020. “Após o pico de casos durante a pandemia, nós estendemos os serviços para quem necessita de acompanhamento a longo prazo”, complementa.

Como participar

As avaliações são gratuitas e estão sendo realizadas na Clínica-Escola de Fisioterapia da UnirG, mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone/ WhatsApp (63) 98111 8876. Caso o paciente tenha exames anteriores eles poderão ser apresentados, porém, não são obrigatórios.

Quando necessário, as pessoas avaliadas poderão receber encaminhamento para atendimento nas áreas de reabilitação cardiovascular e respiratória, na própria Clínica-Escola.

Janne Marques explica ainda a importância do estudo. “A participação das pessoas nesse estudo é muito importante para fazermos o levantamento dos sintomas mais frequentes, além de podermos identificar os maiores comprometimentos funcionais nos pacientes. Os resultados são fundamentais para o desenvolvimento de políticas direcionadas a esse público, que necessita de atendimento especializado”, finaliza a professora.