Jogos Intercursos 2024 movimentam comunidade acadêmica em Gurupi

21 de Abril de 2024

Desde a noite de sexta-feira, 19, estudantes de diversos cursos da Universidade de Gurupi – UnirG campus Gurupi, participam dos Jogos Intercursos 2024. A abertura foi realizada com as participações das delegações, no ginásio Idanizete de Paula, onde foi acesa a pira olímpica, marcando o início dos jogos. A bateria da Carrasca realizou uma apresentação na noite de abertura.

“Além do incentivo à prática de atividades esportivas, esse também é um momento de acolhimento. A integração dos cursos também resulta em outras atividades, sejam elas de pesquisa e extensão, pois a Universidade vai além das atividades realizadas em sala de aula”, disse o vice-reitor da UnirG, Dr. Jean Bruno Ferreira.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, foi representada pelo Procurador Geral do Município, Dr. Alexandre Orion Reginato, que parabenizou o envolvimento dos estudantes e desejou sucesso e boa sorte aos competidores.

Ficamos muito felizes em presenciar tantos estudantes engajados em uma atividade esportiva, sendo esse um momento de novos aprendizados e experiências, que fazem parte do processo de formação”, ressaltou a Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG, Drª Mireia Aparecida Bezerra.

“Estamos aqui para celebrar a união, a amizade e o espírito de equipe que tornam nossa Instituição única. Os Jogos Intercursos não são apenas uma oportunidade de mostrar nossas habilidades atléticas, mas também de fortalecer os laços que nos unem como uma comunidade acadêmica. É um momento para reconhecer o valor do trabalho em equipe, do respeito mútuo e do esforço individual que contribui para o sucesso coletivo”, frisou a Diretora Administrativa e Financeira da Fundação UnirG, Maria Adriana Cavalcante Pereira, que representou o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda.

Estreantes e egressos

O Intercursos desse ano trouxe uma novidade: a participação de egressos nas equipes esportivas, ampliando o espírito de integração entre os competidores.

“Acompanhando a política de egressos, o regulamento do Intercursos 2024 permitiu a inscrição de até dois egressos por modalidade. Hoje vemos aqui vários profissionais que já atuam no mercado, e que retornam à Universidade para contribuir com os jogos e compartilhar vivências com os estudantes que ainda estão em formação. É uma excelente oportunidade para que os acadêmicos tenham contato com seus futuros colegas de profissão e que, muitas vezes, são referências profissionais em suas áreas”, disse o Diretor de Esportes, professor Valmir Lira.

O estudante de Enfermagem, Mateus Felipe Reis, matriculado no 2º período, estreia nos Jogos Intercursos disputando no beach tênis.

“A competição é muito válida para integrar os estudantes de diferentes cursos em um espaço saudável e alegre. O nosso curso se preparou para os jogos e as expectativas são muito boas”, disse.

Um dos reforços para o time de Futsal veio com o Enfermeiro, Danilo Mendes, que concluiu o curso na UnirG, em 2017. “Me senti lisonjeado de ser convidado para estar aqui novamente. Quando fui acadêmico participei de muitos eventos, desde o Cidadão Universitário até o Intercursos. Depois dos anos longe da Instituição, estar aqui é, sem dúvida, um momento de satisfação”, disse ele, que atualmente é servidor efetivo no Município de Gurupi.

As disputas terminam hoje, 21, nas modalidades de beach tennis (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), sinuca (nipe livre), truco (nipe livre), futvolei (masculino), vôlei de areia dupla, (masculino e feminino), vôlei de areia 4x4 (misto) e vôlei de quadra (masculino e feminino).

Os jogos coletivos, de quadra, Truco e Sinuca ocorrem no Ginásio Idanizete de Paula. Já as modalidades de areia estão sendo disputadas na Arena Praia Sports.

O Intercursos 2024 conta com a participação das seguintes Atléticas:

1. ADMINISTRAÇÃO – ATLÉTICA DOMINATE
  2. CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ATLÉTICA MERCENARIA