Acadêmicos de Jornalismo recebem alunos do EJA -Sesc para oficina sobre produção de documentário

19 de Abril de 2024

Na última quinta-feira,18, os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi - UnirG, receberam, no campus II da Instituição, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Serviço Social do Comércio – Sesc/Gurupi para uma oficina sobre produção de documentários audiovisuais. A equipe do EJA solicitou a visita para auxiliar na construção do documentário sobre os povos originários do Tocantins que irão produzir.

A coordenadora do curso de jornalismo, Anette Oliveira, falou sobre a importância desses momentos de integração, “Esse encontro foi de muito aprendizado para trocas de experiências, para tirar dúvidas sobre a produção do documentário. Mas, principalmente, para destacar a força da comunicação na construção de uma boa narrativa para contar histórias”, disse Oliveira.

Na oportunidade, os estudantes trocaram experiências com as acadêmicas Amábile Miquelin e Noélia Viana, que produziram documentários no último semestre no trabalho de conclusão de curso.

“Eu gosto muito dessa interação entre universidade e comunidade. É importante porque podemos mostrar nosso trabalho, nosso estudo como jornalistas. E de certa forma, isso gera uma troca de conhecimento.  Esses encontros propiciam que muitos alunos que vêm para essas rodas de conversas, saem daqui com vontade de retornar como alunos do curso”, declarou Miquelin.

Noélia Viana, também acadêmica de Jornalismo, relatou sobre a importância desse contato com a comunidade. “O momento foi uma troca de saberes e ideias produtivas, onde tivemos a oportunidade de contar um pouco das nossas experiências na produção de audiovisual”, finalizou Viana.

Após a oficina em sala de aula, os alunos do EJA conheceram as instalações do Estúdio de TV do curso de Jornalismo, como uma oportunidade de compreender os processos da comunicação*.

*Com a colaboração de Nathália Costa (acadêmica do curso de Jornalismo da UnirG)