Mais de 70 acadêmicos da UnirG são beneficiados com bolsas de Iniciação Científica

17 de Abril de 2024

A Universidade de Gurupi – UnirG comemora a parceria inédita que contempla 75 projetos de pesquisa nas seleções para docentes e discentes, pelo Programa institucional de bolsas de iniciação científica – PIBIC (2023) e para estudantes no Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária – PIVIC.

O edital de seleção divulgado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG (Edital Propesq/UnirG//FAPT. nº 001/2023) é oriundo do acordo de cooperação técnica celebrado entre a Fundação UnirG e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT, do Governo do Tocantins.

A parceria contempla 75 projetos de pesquisa sendo oferecidas 75 bolsas de iniciação cientifica no valor de R$700,00 por 12 meses. Na última semana os acadêmicos bolsistas receberam o repasse referentes aos meses de fevereiro e março.

“Esse é um marco histórico na nossa Instituição, pela primeira vez que a UnirG conquista esse número de bolsas de Iniciação Científica. Isso representa incentivo à pesquisa e impulsiona o progresso da Universidade, dos acadêmicos, professores e também da comunidade, por trazer benefícios econômicos e sociais por meio da educação de qualidade. Desta forma, a UnirG se destaca na formação dos profissionais que oferta ao mercado de trabalho”, relatou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro.

A acadêmica do 3º período de Medicina, Yana Camargo, é uma das bolsistas do PIBIC, no projeto “Tecendo Saberes para a Promoção da Educação em Saúde Intercultural e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Indígenas e Rurais”, que visa a multidisciplinaridade para melhor atender as comunidades estudadas. O trabalho é orientado e coordenado pela professora, Dra Marcilene Araujo.

A pesquisa faz parte do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS). “Esse é um grupo que tem muitos pesquisadores e diversas linhas de pesquisa, dessa forma sinto que meu aprendizado é potencializado, porque há trocas de experiências nas diferentes áreas de conhecimento e consigo analisar a interculturalidade de uma maneira ampliada, além do que tange apenas a área da Saúde”, relatou a estudante.

O interessado em conhecer  mais sobre os grupos e pesquisadores da UnirG, pode acessar: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf (Siga os passos: Buscar grupos >> Filtros >> Filtro para localização e tempo de existência do grupo >> Região: Norte >> UF: Tocantins >> Instituição: Fundação UNIRG >> Pesquisar).