Pesquisadores da UnirG ajudam a promover círculos restaurativos entre indígenas

11 de Abril de 2024

O grupo de pesquisadores do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), vinculado à Universidade de Gurupi (UnirG), participa desde esta quarta-feira,10 de um evento com a comunidade Krahô, nas aldeias Água Branca, Taypoca e Kenpojkré, em Goiatins/TO. A ação segue até esta sexta-feira, 12 e visa implementar círculos restaurativos naquela comunidade.

O Observatório está unindo forças para apoiar a inovadora iniciativa, com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Guaraí e Itacajá, em parceria com Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. O foco inicial é na etnia Krahô.

O projeto tem como objetivo implementar Círculos Restaurativos como ferramenta de prevenção de conflitos e resolução de questões legais em comunidades indígenas. O OPTTINS traz sua experiência em pesquisa e apoio comunitário para enriquecer o projeto, visando a expansão para outros municípios conforme as necessidades das comunidades indígenas.

A participação ativa do grupo de pesquisa destaca a importância do envolvimento acadêmico na construção de políticas públicas voltadas às questões culturais e sociais das populações tradicionais.