Atividades Integradoras e IUSC iniciam trabalhos durante Encontro Pedagógico

20 de Fevereiro de 2024

Planejamento e alinhamento foi o foco da edição do Encontro Pedagógico ocorrido nesta segunda-feira, 19, na Universidade de Gurupi – UnirG. O evento marcou o início dos trabalhos das Atividades Integradoras (AI) e de Integração Universidade, Serviço e Comunidade (IUSC).

Participaram do encontro, coordenadores e professores dos componentes curriculares de extensão AI e IUSC, para o planejamento das ações que serão desenvolvidas durante o semestre.

De acordo com a coordenadora do IUSC, a professora Dra Herta Ribeiro, para IUSC as atividades em sala de aula e com a comunidade começam no dia 29 de fevereiro. Já para AI será em 07 de março.

“Estarão envolvidos cerca de 1300 acadêmicos dos mais diversos cursos da UnirG, que organizarão propostas de intervenção pensadas por eles a partir de problemas identificados na realidade social. Após essa análise da realidade, o ciclo pedagógico se dedicará ao planejamento e a execução de plano de ação elaborado pelos grupos de trabalho, encerrando-se na síntese expressa no relatório final dos trabalhos”, afirmou a professora.

Edição
O projeto das disciplinas entra em sua terceira edição e trabalhará cinco grandes eixos temáticos de extensão: Comunicação e Educação, Direitos Humanos e Igualdade Étnico-racial, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Patrimônio Artístico e Cultural e Saúde e Bem-Estar.
“O trabalho pedagógico da equipe de preceptores tem como premissa o desenvolvimento da autonomia dos acadêmicos e seus objetivos vão para além da formação profissional, pois é um componente curricular que trabalha as dimensões investigativa e interventiva”, destacou a professora.

Dra. Herta acrescentou ainda que, “o objetivo geral do projeto é desenvolver aprendizagens em ambientes dentro e fora da universidade, desde os primeiros semestres do curso, utilizando como cenários de práticas todos os espaços sociais e educativos disponíveis para o aprendizado, humanização, construção da cidadania, criatividade e inovação na produção acadêmica”.

A professora apresentou também, algumas vantagens do aprendizado para os acadêmicos, como: “aprender a trabalhar com a problematização regional e local da comunidade; construir planejamento para solucionar problema; atuar em equipe interdisciplinar como protagonista na resolução de situação proposta; disciplinar seu tempo para realizar tarefa em equipe; organizar as atividades em conjunto; conhecer e comprometer-se com os 0bjetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvendo atitude cidadã e apresentar resultados parciais e finais das atividades executadas”.

Os resultados dos trabalhos deste primeiro semestre serão apresentados durante todo o período letivo, oportunizando a divulgação e publicização das ações. Uma das atividades mais esperadas é o evento científico Mostra de Atividade Integradoras e IUSC, prevista para ocorrer em maio.