Acadêmicos da UnirG participam de ação do projeto “Geração 60” em Formoso do Araguaia

09 de Fevereiro de 2024

Na manhã da última quinta-feira, 08, estudantes de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG, realizaram atendimentos voltados para o grupo de idosos “Geração 60”, em Formoso do Araguaia. A ação foi realizada na Pousada Triuno, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Assistência Social, Trabalho e Mulher em parceria com a UnirG.

De acordo com a estudante do 10º período de Fisioterapia, Zuleide Alves Amaral, na área de Fisioterapia foram realizadas diversas intervenções como a aplicação de acupuntura, dry needling, liberação miofascial, ventosaterapia, mobilização articular e alongamentos passivos e ativos.

“Cada uma dessas práticas foi cuidadosamente selecionada, visando proporcionar alívio, relaxamento e promover a saúde geral dos participantes. Uma experiência enriquecedora e gratificante poder oferecer nossos serviços àgeração 60, proporcionando cuidados que visam o bem-estar físico e emocional. A receptividade calorosa e a participação entusiasmada de todos tornaram nosso trabalho ainda mais significativo”, afirmou a estudante.

Para o acadêmico do 6º período de Fisioterapia, Pedro Vitor, “foi de extrema importância a oportunidade de executar os nossos conhecimentos práticos, fazendo atendimentos gratuitos aos idosos. Durante a ação, nós realizamos também, fichas de anamnese, exames físicos para futuros diagnósticos, massagens relaxantes, dentre outras”, frisou.

Os estudantes do curso de Educação Física ofertaram atividades laborais aos participantes. Matheus Martins Santana, que realizou a formatura no curso de Educação Física, durante à noite, fez questão de comparecer na ação da “Geração 60”, sua última atividade como estudante. “Foi uma experiência incrível e gratificante, podendo colaborar com atividades físicas, mobilidade e distração com a população. Realizamos alongamento, dinâmica e dança com o intuito de melhorar a flexibilidade e reduzir os riscos de lesões, além de promover a integração e a socialização para aproximar os participantes e proporcionar interações leves e divertidas para melhorar a saúde mental, autoestima e quadros de ansiedade”, frisou Matheus Santana.

Os estudantes foram acompanhados pela assessora técnica da Reitoria da UnirG, Goiamar Fernandes Bezerra. Participação do envento, profissionais de Educação Física e fisioterapeutas, servidores da Prefeitura de Formoso.

Parceria

A Instituição recebeu o convite para participação no evento, pela secretária da pasta, Vera Lúcia Ribeiro de Oliveira Martins.

A reitora da UnirG, Dra Sara Falcão, agradeceu pelo convite e destacou que “ações como essa fortalecem os municípios, ofertadas por meio do tripé da universidade, que é o ensino, a pesquisa e a extensão.  Dessa forma, levam os nossos acadêmicos a proporcionar benefícios para a qualidade de vida da população tanto de Gurupi, quanto da região. Isso é fundamental para a trajetória profissional dos nossos alunos e ao mesmo tempo, beneficia a comunidade com serviços de forma gratuita, colaborando para a saúde da população”, afirmou a reitora.

A secretária Vera Lúcia manifestou seus agradecimentos à Universidade de Gurupi. “Agradeço imensamente a UnirG que não mediu esforços em nos enviar os estudantes para cuidar com todo carinho dos nossos idosos nesse dia especial”, frisou.

O evento foi ainda, um intercâmbio entre idosos com a participação também, do grupo da “Melhor Idade”, de Dueré-TO.