UnirG irá implantar programa de atenção à saúde de cuidadores

08 de Fevereiro de 2024

Em breve a Universidade de Gurupi – UnirG deverá oferecer mais um importante serviço de atenção à saúde da comunidade. O “Programa Cuidando de quem Cuida” será destinado ao atendimento de cuidadores e acompanhantes de pacientes atendidos pela Clínica Escola de Fisioterapia da Instituição.

“Diversos pacientes atendidos pela UnirG necessitam de cuidados intensos e em tempo integral, como as pessoas que são cadeirantes, ou estão acamadas, por exemplo. A atenção e o cuidado com as pessoas que cuidam diariamente desses pacientes é importante para fortalecer os laços entre a equipe multidisciplinar e a rede de apoio do paciente. Isso torna a jornada de reabilitação mais leve para quem cuida, fortalecendo um apoio abrangente”, explica a professora do curso de Fisioterapia da UnirG, Anny Pires de Freitas Rossone.

Além do atendimento em Fisioterapia, o programa deve oferecer serviços nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Direito, entre outros.

“Juntos, cuidamos não apenas dos pacientes, mas de toda a rede de apoio que torna possível a jornada da reabilitação. Num futuro próximo, a intenção é poder estender estes cuidados aos familiares e cuidadores de crianças com transtornos atípicos”, explica a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Drª Miréia Aparecida Bezerra.

Referência

Como parte da preparação para a implantação do “Cuidando de quem Cuida” a professora Esp. Anny Pires Rossone e a Drª Miréia Aparecida Bezerra visitaram no mês de dezembro, o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC), em Goiânia (GO). O órgão é uma unidade de saúde multidisciplinar de média complexidade vinculada à Superintendência de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (Sais/SES-GO).

No local são realizados atendimentos em diversas práticas integrativas e complementares aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, como acupuntura, auriculoterapia, fitoterapia, homeopatia, práticas corporais, psicoterapia, ventosaterapia, entre outras. O quadro de servidores do CREMIC é formado por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionista, terapeuta ocupacional, biólogo, entre outros.

O objetivo da visita foi conhecer a estrutura física e administrativa desta unidade de saúde e buscar parceria para a realização de atividades vinculadas a extensão e pesquisa, como forma de ampliação de espaços de formação para os docentes e discentes da UnirG.

“A possível parceria pode proporcionar, ainda, imersão para proporcionar um contato direto e vivenciar na prática o dia a dia do profissional para oportunidades de trocas, já que muitas das práticas complementares já são executadas na UnirG, tais como ventosaterapia, acupuntura, pesquisas na fitoterapia, entre outras”, disse a Drª Miréia Aparecida Bezerra.

Texto: Meiry Bezerra - Jornalista

Fotos: arquivo pessoal