Gustavo Hoffmann ministra treinamento para servidores com foco na melhoria do ensino híbrido

05 de Fevereiro de 2024

O Núcleo de Ensino a Distância (NED) da Universidade de Gurupi (UnirG) realizou na manhã de sábado, 03, uma capacitação aos professores e aos tutores de disciplinas híbrido sobre as Metodologias Ativas. A formação ocorreu no campus II da Instituição e foi ministrado por Gustavo Hoffmann, professor e diretor da Plataforma A/ plataforma Sagah, e também é responsável pela consultoria que está auxiliando a UnirG na remodelagem dos cursos híbridos e futura implantação dos cursos 100% EAD.

A plataforma Sagah é utilizada pela UnirG na oferta das disciplinas híbridas, *pois dispõe de conteúdos didáticos por meio de mais de 20mil unidades de aprendizagem (UAs). Nela, professor da Instituição tem acesso a conteúdos disponíveis para edição e aplicação nas aulas.

Cerca de 50 professores dos cursos de Educação Física, Jornalismo, Letras, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Direito participaram da capacitação.

“A consultoria tem o intuito de melhorar a qualidade do ensino híbrido que já é uma realidade, principalmente, após a pandemia. Conforme análise de estudos, não é ideal a oferta dos cursos serem totalmente presencial ou 100% a distância, o recomendável atualmente é de que o ensino seja mesclado, por meio de plataformas digitais”, explicou a coordenadora do NED, professora Alessandra Duarte.

O consultor Gustavo Hoffmann apresentou algumas metodologias ativas, entre elas, a sala de aula invertida que consiste no estudo prévio e teórico do tema pelos acadêmicos no AVA para, posteriormente, discuti-lo e conhecer os efeitos práticos do conteúdo, por intermédio do professor, em sala de aula. Muito diferente do método da sala de aula tradicional.

Segundo Hoffmann, o modelo híbrido que mais tem funcionado no mundo inteiro, é o que está sendo implantado na UnirG: sala de aula invertida. “Na sala de aula tradicional, que é a forma que impera mundialmente, o professor aplica presencialmente 90% da exposição de determinado conteúdo. Sabemos que essa maneira não funciona tão bem, cada aluno tem um ritmo de aprendizagem e não faz sentido esperar que todos tenham o mesmo resultado” explicou.

O consultor mostrou também a metodologia Peer Instruction que possibilita aulas mais interativas e colaborativas por meio de dinâmicas e trabalhos em grupos com discussões argumentativas, que induzem o pensamento crítico dos acadêmicos, sobre os temas e/ou questões propostas pelo professor. O aluno assume, então, uma postura mais ativa nas aulas.

O professor do curso de Educação Física e coordenador do Núcleo de Formação Permanente - Nufope, Me. Eduardo Miranda, destacou a importância da capacitação.

“Foram feitas demonstrações práticas, com a realização de oficinas. Hoffmann também apresentou o cenário do porquê utilizar essas ferramentas, reforçando que o ensino tradicional apenas expositivo tem resultado curto, mostrando que o aluno acaba esquecendo a maioria do que lhe foi ensinado, demonstrando que pôr o aluno para praticar gera resultados mais eficientes”.

Miranda reforçou que o professor Hoffmann não é contra as aulas expositivas, apenas defende que as aulas mescladas são mais eficientes, nos apresentando o método de sala de aula invertida.  “Recentemente completei 20 anos de docência na UnirG e comparando aos anos anteriores percebemos a mudança não só na metodologia, mas no comportamento do aluno que chega até nós. Houve uma mudança mundial e isso nos obriga também a mudar a nossa forma de ensino, disse”.

O professor acrescentou ainda que, desde 2019, a UnirG vem se transformando e buscando avançar no ensino a distância “Inicialmente contratou-se uma biblioteca virtual, contratamos empresa para produzir os materiais e a Sagah trouxe um grande portfólio de materiais editáveis. A última etapa foi a consultoria do professor Gustavo que vai continuar por um período capacitando e monitorando todos os professores, na perspectiva de elevarmos esse ensino híbrido”.

Ainda segundo Miranda, “a UnirG está cada vez mais amparada e consciente e teremos um salto qualitativo no ensino. Vamos conseguir acompanhar essa mudança que acontece mundialmente e a gestão da academia e da Fundação está se preparando para esse novo avanço”, finalizou Miranda.

Metodologias Ativas

As Metodologias Ativas são estratégias de ensino que buscam incentivar os estudantes a aprender de forma autônoma e participativa.  Neste modelo de ensino, o professor torna-se coadjuvante nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo aos estudantes o protagonismo de seu aprendizado. (*)

(Com informações do site https://professor.escoladigital.pr.gov.br/) *

*Com a colaboração das informações do jornalista: George Henrique Borges