Semana de Planejamento Pedagógico da UnirG é aberta com palestra

24 de Janeiro de 2024

Na noite desta terça-feira, 23, foi realizada a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade de Gurupi- UnirG, que contou com a palestra “É possível ser um bom professor? A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, do professor doutor Luiz Síveres, do Instituto Pedagogia Alpha.  A programação é realizada no bloco D, do campus Jacinto Nunes da Silva e esta edição será voltada ao planejamento de ações para o primeiro semestre, tendo um novo formato.

Durante a cerimônia de abertura, a Casa de Cultura da UnirG realizou apresentações musicais. Participaram da solenidade, a reitora da UnirG, Dra Sara Falcão, o vice-reitor Dr. Jeann Bruno Ferreira, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Dra Miréia Aparecida, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Fábio Pegoraro, o diretor Administrativo e Financeiro da UnirG, Oximano Jorge, e o controlador geral de Gurupi, Thiago Henrique Nascimento.

A reitora Dra Sara Falcão, deu as boas-vindas aos professores, destacou a importância da autonomia da UnirG e falou do sucesso de inscrições para os cursos da Instituição, por meio do Programa Educa Mais Tocantins, que oferece bolsas gratuitas para estudantes hipossuficientes. “Tivemos 257 inscrições no vestibular apenas para o curso de Pedagogia e isso demonstra o sucesso do programa. Estamos confiantes que nos próximos dias teremos boas notícias sobre novas vagas de bolsas gratuitas que irão contemplar outros cursos para ainda este semestre, pelo Educa Mais. Nós estamos crescendo e precisamos continuar avançando em Ensino, Pesquisa e Extensão e consequentemente, continuar crescendo como universidade”, frisou a reitora, dentre outras pontuações.

De acordo com o palestrante, Dr. Luiz Síveres, do Instituto Pedagogia Alpha, que atuou durante 28 anos na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, “com bases numa pesquisa  que realizamos com cerca de mil estudantes e alguns professores, concluímos que um bom professor é um grande conhecedor, articulando sempre o elemento emocional e o racional. É preciso ter conhecimento, sabedoria e humanidade, não apenas ter os rótulos exigidos pelo mercado”, destacou Síveres.

Para a professora e coordenadora de Jornalismo, Me. Anette Bento Oliveira, “a Semana de Planejamento é sempre um momento muito oportuno, em que professores e gestores se reúnem para discutir e pensar novas possibilidades, novas ferramentas e perspectivas metodológicas para construir o semestre. Nessa edição, trazendo possibilidades a partir de convidados externos, palestras, oficinas e principalmente, planejamento. Apresenta também, oportunidades para construir pontes de diálogos e pontes metodológicas para iniciarmos o semestre da melhor forma possível, especialmente este, que se inicia com tantas boas novidades ", pontuou a docente.

Confira a programação completa  AQUI.

*Com a colaboração de Nathália Costa, estagiária do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG

Edição: Luciene Marques

Fotos: Thiago Oliveira