Pesquisadores da UnirG podem inscrever propostas no Edital Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins

11 de Maio de 2023

A Pró-reitoria de Pesquisa de Pós-graduação da Universidade de Gurupi (Propesq) informa aos pesquisadores da Instituição a abertura do edital Saúde FAPT/SES-TO nº 01/2023. O projeto tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Tocantins, e contribuir para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS). O lançamento do edital ocorreu ontem,10, durante a III Manhã de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no Palácio Araguaia.

O Dr. Fábio Pegoraro, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG participou do evento. “Investir em Ciência, Tecnologia e Inovação, como o Estado do Tocantins está fazendo, impulsiona o progresso verdadeiro. É a capacidade de encontrar soluções criativas e disruptivas para os desafios que enfrentamos. A inovação está relacionada à criação de novas ideias, produtos, processos e modelos de negócio que trazem benefícios econômicos e sociais. Ela permite que a ciência e a tecnologia sejam aplicadas de maneiras inesperadas e revolucionárias, transformando setores inteiros da sociedade”, disse Pegoraro.

As propostas podem ser enviadas até 30 de junho. Entre outras exigências, os interessados devem possuir título de mestre ou doutor e possuir vínculo empregatício com Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (CT&I).

Os projetos deverão atender às seguintes linhas temáticas:

1.         Hanseníase

2.         Imunização (cobertura vacinal)

3.         Vigilância laboratorial

4.         Doenças infecto parasitárias

5.         Violência interpessoal e autoprovocada

6.         Sífilis congênita

7.         Doenças negligenciadas incidentes na população tocantinense

8.         Doenças infecciosas e infectocontagiosas

9.         Judicialização da prestação dos serviços de saúde pública

10.      Monitoramento e avaliação de processos educacionais em saúde

11.      Acessibilidade e segurança para os usuários dos serviços de saúde

12.      Desenvolvimento de tecnologias direcionadas ao aperfeiçoamento do ensino EAD

13.      Mortalidade materna

14.      Mortalidade infantil

15.      Doenças crônicas

16.      Assistência farmacêutica

17.      Segurança alimentar e nutricional e direito humano à alimentação adequada

O edital prevê o financiamento de 12 propostas no valor máximo de R$ 50.000 para cada proponente.

Para ler o edital acesse: to.gov.br/fapt/edital-saude-faptses/7em7a2u10zfb

Foto: III Manhã de Ciência, Tecnologia e Inovação