Projeto de Letras da UnirG distribuirá novas geladeiras bibliotecas em pontos de Gurupi

10 de Maio de 2023

Garimpar geladeiras em desuso virou uma tarefa estimulante para os acadêmicos do 8º período de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG. Eles administram o projeto Gelateca de Leitura que reforma geladeiras antigas e as transformam em bibliotecas ambulantes, repletas de livros, gibis e revistas.

Gelateca de Leitura é um projeto de extensão que visa incentivar a prática da leitura em pontos estratégicos da cidade. As pessoas podem retirar, trocar, ler, doar e devolver os livros. A única regra é retornar o livro à geladeira depois que encerrar a leitura.

De acordo com dados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 48% da população brasileira, quase 100 milhões de pessoas, são consideradas não leitoras.

Conforme a coordenadora do projeto, a professora Ma. Maria Wellitania de Oliveira, “a importância do projeto é visível em oferecer o acesso ao conhecimento, mediante o estímulo à leitura. Poucas pessoas têm o hábito de leitura, por isso, é necessário propor novas ideias e recursos para atrair e ampliar o público de leitores, motivando a comunidade gurupiense por meio de um projeto com apelo visual e função prática. Levando-se em conta ainda, que a leitura é essencial para a prática do letramento e autonomia dos indivíduos no exercício da cidadania”, afirmou Wellitania.

Atualmente, o curso conta com quatro geladeiras bibliotecas. Até o ano passado, o projeto possuía apenas uma geladeira exposta no bloco da Reitoria, no Campus Jacinto Nunes da Silva, no Parque das Acácias. Agora, mais três geladeiras foram doadas para o Gelateca de Leituras, dentre as quais duas estão prontas para exposição e uma em reforma. Os novos locais estratégicos para as exposições estão sendo definidos e a distribuição ocorrerá nos próximos dias.

O acadêmico do 8° período do curso, Brunno de Sousa e Silva, relatou que a iniciativa permite o acesso à leitura em lugares por onde as pessoas passam no cotidiano. “É um projeto que contribui positivamente com a formação de uma comunidade leitora na cidade, além de garantir a rotatividade de livros que antes não estavam sendo aproveitados”, disse.

A estudante de Letras, Wisara Almeida, falou sobre a oportunidade de livros e revistas serem disponibilizados para a população por meio de um projeto universitário. “Temos obras diversificadas, muitas são de alto custo aquisitivo e vê-las acessíveis para toda a comunidade é muito gratificante”, relatou a acadêmica.

Doações de livros

O projeto recebe doações de livros e revistas. O interessado em contribuir com doações, são dois pontos de coletas:

- Coordenação do curso de Letras, localizada no Campus Jacinto Nunes da Silva, no Parque das Acácias;

- Radio UnirG, no Centro Administrativo da UnirG, na Avenida Pará, setor Central.

Para mais informações entrar em contato com a coordenação de Letras pelo telefone (63) 3612 – 7521 ou com Bruno de Sousa, pelo telefone (63) 984769199.

Redação: Luciene Marques