Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Curso de Pedagogia abre inscrições para Semana da Pedagogia e III Encontro de Egressos


10 de Maio de 2023



Palestras, oficinas, minicursos, relatos de experiências, espaço criança, momentos culturais e baile azul turquesa compõem a programação da Semana da Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento será realizado na próxima semana, entre os dias 18 e 20, quando será realizado também o III Encontro de Egressos.

As inscrições para as atividades ofertadas estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pelo endereço eletrônico https://iow.unirg.edu.br/eventos/.  O evento conta com programação virtual e presencial, no campus Jacinto Nunes da Silva e Palaciu’s Real. As vagas são limitadas e podem participar acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral.

Esta edição aborda o tema “Formação de pedagogos e desenvolvimento regional: (re) significar o olhar para ensinar e aprender em tempos de crise planetária”.

Conforme o coordenador do curso de Pedagogia, Me. José Carlos Ribeiro da Silva, o evento é uma homenagem aos 38 anos do curso e ao Dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio. “Ao longo desses anos o curso de Pedagogia da UnirG já formou mais de 1.200 profissionais, atuando na área da Educação, nas redes municipais e estaduais em diversas cidades do Tocantins e de outros estados. O curso tem contribuído significativamente com a formação desses profissionais e com a educação de forma geral. Convidamos a todos para se inscreverem e comemorar conosco desse grande momento educativo, cultural e social”, destacou.

Programação virtual

Dia 18/05 –

8h às 9h30 - Palestra - Os desafios e as possibilidades da docência: como atuar em tempos de crise planetária? Ministrada pela Dra Maria Cândida, doutora em Educação, pesquisadora do CNP, coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes (RIES), da Universidade de Barcelona.

Link Meet : https://meet.google.com/avo-cxqj-kwf

9h às 10h30 -  Palestra - Os desafios e propostas de alfabetização e inclusão escolar: um relato de experiência, ministrada por Girlene Teixeira. Ela é especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, em Desenvolvimento Infantil e análise de Comportamento Aplicada (ABA).

Link: https://meet.google.com/uch-twit-apj

9h30 às 11h – Oficina – Educação para avida e para a morte: como abordar sobre luto nas escolas? Ministrada por Daniela Ponciano. Ela é Mestre em psicologia e especialista em Saúde Mental, pesquisadora em Relações de Gênero, Diversidade, Sexualidade e Inclusão social e docente na UnirG.

Link: https://meet.google.com/xzy-gkbj-jao

10h30 às 12h – Palestra – A inclusão da computação no ensino básico: motivações e desafios. Pelo doutor em Ciência da Computação e  presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Link:  https://meet.google.com/uiq-igdh-kuc
 

Programação Presencial – Campus I

Dia 18/05

13h30 às 15h - Oficina – Grafismo indígena Javaé, com os professores Ricardo Tewaxi Javaé e Samuel Saburua Javae, os estudantes Gabriel Ikoloku Javaé, Matias Maruka Javaé, Roniel Mytaria Javae e Wekuma Javaé e indígenas das Aldeias Canuanã e Boa Esperança – Formosos do Araguaia/TO.

14h às 17h – Oficina - Metodologia de ensino da Libras como L2 (segunda língua), pela professora da UnirG, Francisca Edvania, mestre em Educação, especialista em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva e em Tradução Interpretação e Docência da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Docente na Universidade de Gurupi – UnirG.

15h às 17h – Relatos de experiência em pesquisa com povos indígenas: ressignificando o processo, ministrados por estudantes do Centro de Ensino Médio Bom Jesus.

19h15 – Abertura oficial, com programação cultural do Grupo Instrumental “Harmonia de Cordas” - Casa de Cultura e Memória Pedagógica do Curso de Pedagogia, com o professor Audimar Dionizio de Santana.

19h 40 às 20h10 – Abertura da Mesa

20h30 às 22h – Palestra de abertura – Formação de professores no cenário tocantinense a partir do olhar da complexidade, ministrada pela Dra. Maria José de Pinho. Ela é doutora em Educação e Currículo, avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC, membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC e coordenadora da RIEC Tocantins.

As atividades seguem nos dias 19 e 20. Confira os links para as inscrições aqui

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais