Projeto em parceria com o Partners of the Americas é realizado em aldeia indígena

08 de Maio de 2023

Professores, acadêmicos e pesquisadores da UnirG realizaram na última quinta-feira,04, mais uma visita à Aldeia Kanuano (Canuanã), na Ilha do Bananal. As ações estão sendo desenvolvidas na Escola Indígena Tainá e fazem parte do projeto de pesquisa “Multi(letramentos): contribuições para o ensino”.

Estudantes e professores da educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio da Escola Indígena Tainá participaram das ações durante todo o dia. Com diversas temáticas, as oficinas desenvolveram processos e práticas de alfabetização por meio da narrativa indígena, do desenho e arte cênica, retextualização e letramento intercultural por meio da produção do livro “Alfabeto Javaé” contextualizado.

Para a coordenadora do projeto, a profa. Dra. Marcilene Araujo, “esses momentos interculturais têm ampliado a capacidade dos nossos acadêmicos de trabalhar em equipe, construindo uma comunicação efetiva e, principalmente, aprendendo a saber ouvir. As formações integradas com as experiências de profissionais de diferentes instituições promovem um aprimoramento nas diversas áreas de atuação do grupo, expandindo a visão de como as relações com os povos tradicionais precisam ser estabelecidas”, destacou.

Além da equipe já cadastrada no projeto Partners of the Americas, estiveram presentes os pesquisadores do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), a professora do curso de Jornalismo Ma. Anette Bento e o professor Me. Rafael Oliveira, que acompanhou estudantes do primeiro período de Medicina, Yana Camargo, Laura Nascimento Barroso, Bianca Carvalho Neves, Yuri Fortaleza Passos Martins, Fernanda Martins Silva e Sabrina Malheiro Barbosa, em uma visita à UBS da aldeia.

“Buscar o diálogo com diversas áreas do conhecimento é muito importante para a efetivação desses projetos desenvolvidos na aldeia. Através dos saberes indígenas, podemos repensar a nossa relação com os povos originários, as questões de saúde, de comunicação, de educação etc.”, ressaltou o professor Rafael.

Estiveram presentes também, representantes das instituições parceiras do projeto, o IFTO com os acadêmicos Cecília de Freitas, Denise Brito, Gabriel Silva, Gabrielly Ferreira e James Alves e o CEM Bom Jesus com o professor Matheus Barbosa.

Recentemente o projeto “Multi(letramentos): contribuições para o ensino” foi aprovado pelo Subprêmio de Educação e Cultura e está sendo financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, com implementação dos Companheiros das Américas em parceria com o Bureau of Educational and Cultural Affairs, por meio do parceiro Partners Campus UnirG.