Aberta a programação do UnirG Health Tech - 1º Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde da Universidade de Gurupi

25 de Abril de 2023

Inovações na área de gestão e assistência em saúde estão em debate a partir de hoje, 25, no 1º Simpósio de Tecnologia e Gestão em Saúde da Universidade de Gurupi, o UnirG Health Tech. Mais de 1.700 pessoas estão inscritas no evento, que reúne estudantes, docentes, profissionais e palestrantes de diversas regiões do País. As atividades ocorrem hoje no Paláciu’s Real Eventos e, amanhã, 26, no campus Jacinto Nunes da Silva. Palestras online também integram a programação do evento.

O Simpósio é promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG (Propesq). “Esse é um momento dedicado aos alunos, que confiam em nossa Instituição. A UnirG tem crescido e investido na área de pesquisa, um dos tripés que constituem a universidade. Desejo que todos aproveitem a oportunidade para aprender ainda mais sobre ciência e tecnologia”, disse o Pró-reitor, Dr. Fábio Pegoraro, na abertura do evento.

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Dr. Márcio Silveira, representou o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Para ele, "não existe desenvolvimento de um País, sem a colaboração crítica e criativa da ciência, tecnologia e inovação".

“Conheci a UnirG quando ainda era Fafich, uma instituição que era pequena mas com excelente potencial. A UnirG transformou Gurupi e o Tocantins, e se destaca em uma área muito importante, que é a saúde. Ficamos felizes por participar de um evento que engrandece o nosso Estado, pois não é possível pensar em serviços de saúde de qualidade, sem tecnologia e gestão”, disse Silveira.

O Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, falou sobre a importância da temática central do Simpósio. “Especialmente no momento em que assumimos a gestão da Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi, as discussões desse evento são de extrema relevância para buscamos soluções que otimizem os serviços prestados à população”, disse Miranda.

O vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, ressaltou como a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano dos profissionais de saúde e no ensino ofertado nas universidades. “A pandemia acelerou esse processo, e foi necessário reinventar o trabalho em saúde”, frisou.

Representando a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o Secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes, falou sobre os avanços na gestão no Município.

“Contamos com a importante parceria dos acadêmicos da UnirG, que estão presentes em todas as unidades básicas de saúde. Recentemente implantamos sistemas que colaboram com a organização e melhoria dos atendimentos, sincronizados com o Ministério da Saúde. Gestão e tecnologia são grandes desafios no setor público e parabenizamos a UnirG pela iniciativa de debater tais temas”, disse.

Também participaram do evento a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi, Talita Pereira de Souza Ferreira; a Diretora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi, Drª Milene Lopes dos Santos Queta, vereadores e demais secretários municipais.

Cenários da telemedicina no Brasil e no mundo

O Doutor (Ph.D) em Cardiologia, Jamil Cade, abriu a série de palestras falando sobre os “Aspectos atuais da Telemedicina no Brasil”. Ele é o fundador da W3. Care, uma healthtech que fornece soluções tecnológicas como inteligência artificial, telemedicina e dados em tempo real para unidades móveis de resgates e ambulâncias com o objetivo de reduzir custos, sequelas e mortes. Desde 2020, a startup também atua oferecendo soluções para atendimentos eletivos. Cade também é professor universitário em São Paulo.

“Em abril de 2022 a telemedicina foi regulamentada definitivamente, o que foi um marco importante. Temos registros de plataformas que já contabilizaram 25 milhões de atendimentos e a tendência é um crescimento para os próximos anos, principalmente com a expansão das redes 5G. O valor agregado é um diferencial, pois é alto o índice de resolutividade das teleconsultas, com 80% de economia para os usuários, que já aceitam bem o serviço”, disse.

Ainda segundo o Dr. Jamil, a qualidade da relação médico-paciente não é prejudicada com o uso dos meios digitais. “Pesquisas feitas nos Estados Unidos indicam que 86% dos pacientes afirmam que se sentem igualmente bem atendimentos, como em uma consulta presencial. Essa é uma relação que transcende ao meio digital, por isso a importância da formação médica que capacite os profissionais para essa realidade”, finalizou.

Ainda pela manhã foi realizada a palestra "Uso de simulação realística para o ensino", ministrada pelos enfermeiros esp. Gabriel Tonetti de Souza e esp. Rafael de Sousa Barros. Ambos são acadêmicos de Medicina na UnirG.

A programação do evento segue nos turnos vespertino e noturno. Confira a programação no site https://www.even3.com.br/unirghealthtech/

Fotos: Lino Vargas (SECOM Gurupi)

Redação: Meiry Bezerra