Grupo de pesquisa sobre os povos tradicionais realiza ação em escola de Gurupi

19 de Abril de 2023

O Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS), grupo composto por pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG, em parceria com outras instituições educacionais, realizou nesta quarta, 19, uma ação no Cem Bom Jesus, em comemoração ao dia do indígena brasileiro.

Durante a ação, foram realizadas oficina de pintura corporal indígena, por Wairama Xiwelelori Wataju Javaé e rodas de conversas mediadas pela líder do OPTTINS, Dra Marcilene de Assis Alves Araujo e pelos professores Valterlan Teixeira Araújo e Matheus Barbosa de Oliveira, do CEM Bom Jesus.

O objetivo foi de promover a reflexão sobre as condições de existência dos povos indígenas com destaque para o respeito às culturas, às distintas línguas e à preservação dos costumes indígenas.

O evento ocorreu durante todo do dia e contou também, com atividades pedagógicas e uma exposição/venda de artesanato indígena como uma ação beneficente revertida para a permanência do acadêmico Wairama Javaé, no curso de Psicologia.

Após a mudança oficializada em julho de 2022 com aprovação da Lei 14.402 a data de hoje é comemorada, no Brasil, pela primeira vez como Dia dos povos indígenas. Hoje, com os alunos da educação básica do CEM Bom Jesus, nós evidenciamos a preocupação e atitudes que reflitam as ideias e lutas das diversas sociedades indígenas”, destacou a professora Marcilene Araujo.

O evento foi organizado por estudantes da turma 23-04, do segundo ano do Cem Bom Jesus, com a participação dos indígenas Kimberlly Jamylle de Sousa Lopes Guajajara e Ruan Javaé.