Semana Jurídica 2023 reúne acadêmicos de Direito da UnirG

12 de Abril de 2023

A programação da Semana Jurídica 2023 foi aberta hoje, 12, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva. O evento segue até sexta-feira, 14, e estão previstas mais de 20 palestras sobre temas diversificados.

"Iremos discutir questões contemporâneas e essa é uma característica do curso de Direito da UnirG, que sempre teve um olhar para o futuro.  Para os alunos, estar a par das inovações e mudanças é importante para que atuem em novas áreas e estejam preparados para esse cenário", disse o coordenador do curso de Direito, Me. Gilson Ribeiro Carvalho Filho.

Na abertura do evento, o Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação UnirG representou o presidente, Thiago Miranda.  De acordo com ele a Instituição tem um compromisso com o curso de Direito, pelo seu pioneirismo e importância. "Que vocês, alunos, aproveitem a Semana Jurídica.  É uma grande oportunidade de conhecer os ramos do Direito e que possam servir à comunidade com excelência", disse.

O sub-procurador do Município e professor da UnirG, Diego Avelino, representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes. “Temos certeza que todos os participantes sairão enriquecidos dessa semana.  Que todos aproveitem o momento e que todo esse conhecimento retorne à comunidade”, falou.

O vice-reitor da UnirG, Me. Jeann Bruno Ferreira, também falou aos presentes. “A UnirG completou 38 anos e sua trajetória foi feita por pessoas e para pessoas. A profissão que vocês deverão exercer tem um brilhante papel social. Desejamos que vocês atuem em prol de uma sociedade mais justa, com todo o conhecimento que adquiriram aqui”, falou.

Também compôs a mesa de honra, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UnirG), o acadêmico do curso de Direito Dorimar Walison Pereira Félix.

Palestras

O administrador Agnaldo Quintino abriu a manhã de palestras para falar sobre Capacitismo na atualidade. A partir das suas vivências como deficiente auditivo, Quintino falou sobre preconceito, direito das pessoas com deficiência e inclusão. "É necessário informar as próprias pessoas com deficiência sobre seus direitos. A sociedade em geral também precisa conhecer o assunto", frisou ele.

Em seguida, o advogado associado da AG Capital, Me. Tiago de Paula Andrino, falou sobre “Anticarreira e Desenho de Vida: um novo paradigma profissional para o mundo jurídico”.

“O modelo de carreira tradicional é linear, curto, estreito que, muitas vezes é definido quando as pessoas são muito jovens e isso e prolonga por toda a vida. Isso ocorre desde as décadas de 40, mas o mundo mudou muito, a velocidade das coisas alterou o tempo que as pessoas permanecem em uma carreira, mudando a ideia de estabilidade e segurança. Surgiram novos desafios que implicam repensar esse modelo convencional”, disse.

Andrino também falou sobre autoconhecimento, lifestyle as inovações do mercado na área jurídica.

O evento continua amanhã, 13, com palestras a partir de 08h no campus Jacinto Nunes da Silva. A programação completa pode ser lida aqui