Novo aparelho de raio-x digital é instalado na UPA de Gurupi

31 de Março de 2023

Já está em funcionamento um novo aparelho de raio-x digital na Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi (UPA), administrada pela Universidade de Gurupi. O evento de entrega do aparelho foi realizado hoje, 31, com a presença de gestores da UnirG, da Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, vereadores, secretários municipais e servidores.

Conforme a coordenadora substituta da UPA, Sandra Mara Escobar, “cerca de 40 exames são realizados diariamente na unidade. Esse é um serviço de grande importância e o novo equipamento traz um grande benefício à comunidade”.

“A parceria entre a UnirG e a Prefeitura de Gurupi tem gerado bons resultados, permitindo a integração entre ensino, serviço e comunidade. A universidade, com todo o perfil institucional está colaborando com a melhoria da qualidade dos serviços em nossa cidade”, disse o Secretário Municipal de Saúde de Gurupi, Sinvaldo dos Santos Moraes.

O recurso de mais de 300 mil reais para aquisição do aparelho é oriundo de emendas impositivas feitas pelos vereadores de Gurupi. “Temos buscado implementar e apoiar projetos sólidos e relevantes, como esse. O aparelho antigo era analógico e agora temos um raio-x de última geração à disposição da comunidade. Agradecemos a todos os vereadores que destinaram os recursos”, disse a vereadora Leda Perini.

Além da aquisição do aparelho, também foram feitas adequações prediais e em instalações elétricas para que o aparelho pudesse funcionar em condições adequadas.

“É um ganho para a comunidade, que terá acesso a um serviço de qualidade sem a necessidade deslocamento para outras unidades de saúde. Nosso objetivo é trabalhar em prol de um serviço cada vez mais humanizado e eficiente”, disse o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também destacou a importância da união entre Município e a UnirG. “Na universidade está o conhecimento e a formação de profissionais. Mais alunos e professores na UPA resultam em melhor atendimento, com um olhar humanizado, por isso a parceria é tão necessária. Hoje temos a grata satisfação de ampliar a oferta de um serviço com qualidade, com a entrega desse novo raio-x”, disse Nunes.

A Reitora Drª Sara Falcão, explica que a melhoria da estrutura da UPA também é importante para que os alunos tenham melhores condições de aprender e de atender os usuários com qualidade. “A chegada de recursos e aparelhos modernos como esse otimizam o trabalho, além de gerar bons resultados para a comunidade e para os futuros profissionais em saúde”, disse ela.