UnirG é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins

31 de Março de 2023

Foi realizada na manhã de ontem, 30, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins que homenageou a Universidade de Gurupi pelos seus 38 anos de criação. Gestores, professores, vereadores de Gurupi, servidores e representantes de acadêmicos participaram da solenidade, que também homenageou a Universidade do Tocantins (Unitins).

Representantes da Associação de Servidores Técnico-administrativos da UnirG (AsaunirG) e da Associação dos professores Universitários de Gurupi (Apug) também estiveram presentes. O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, foi representado pelo Dr. Márcio Silveira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).

Segundo o autor do requerimento, o Deputado Gutierres Torquato, a UnirG faz parte da Historia do Tocantins. "É importante  analtecer o trabalho que essa universidade tem feito em quase quatro décadas. A partir do nosso requerimento e, de forma unânime, os deputados aprovaram a realização dessa solenidade que ressalta a importância de uma Instituição pioneira no Estado. Sou egresso dos cursos de Direito e Fisioterapia e hoje, na condição de deputado, tenho muito orgulho de falar de algo que mudou a minha vida" disse.

Ele ainda falou que pretende fazer um projeto de resolução para que, anualmente, representantes da UnirG e Unitins compareçam ao plenário da Assembleia para apresentem o trabalho das universidades, e façam a prestação de contas. " O nosso Estado terá ainda mais o orgulho dessas Instituições", ressaltou.

A Prefeita Josi Nunes manifestou a sua alegria pela homenagem. "Me sinto muito feliz por esse momento. A UnirG foi fundada pelo meu pai no então Norte Goiano, em 1985, cresceu e hoje está alcançando outras cidades. Naquela época os desafios eram imensos, mas ele tinha a intenção era oferecer o ensino superior mais perto de casa. A UnirG nasceu faculdade e hoje é Universidade, a partir da contribuição de muitas mãos. Jacinto Nunes tinha razão: a educação é a mola propulsora de uma região" disse ela.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, agradeceu aos parlamentares e o apoio do Governo do Estado na expansão do ensino superior.

"Temos em nossa Instituição o compromisso, a visão e valores com a certeza que os esforços empregados em muitos anos trarão muitas conquistas. Somos referência em formação cidadã, ensino e desenvolvimento regional", falou.

Para a Reitora, Drª Sara Falcão, o momento era de gratidão. “Temos muito a agradecer. A UnirG passou de uma Faculdade, a Centro Universitário e hoje é uma Universidade de excelência.  Foram anos de muitas lutas, mas também de conquistas. Temos hoje o desafio do recredenciamento e muitos sonhos a serem alcançados, como a expansão e até a implantação de uma escola de aplicação, de ensino fundamental e médio. O resultado que já temos colhido até hoje demonstra que estamos no caminho certo e isso foi possível a partir do dedicado trabalho de todos que compõem a UnirG" disse ela.

Os presentes também puderam prestigiar a apresentação musical do grupo Lira Jovem, da Casa de Cultura da UnirG Maestro Othonio Benvenuto, que interpretou a música “Para sempre UnirG”, de autoria de Paulo Albuquerque. O grupo é formado pelo professor Moisés Ribeiro, Letícia Melo, Matheus Jonathan, Bruna Freire e Sara Grahl.

Homenagens

Servidores de diferentes setores da Universidade de Gurupi receberam o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, ao longo dos 38 anos de história da Instituição.

Entre eles estava o professor e e ex-presidente da Fundação UnirG, Me. Sávio Barbalho. Ele é egresso do curso de Direito da UnirG, desde 1999 pertence ao quadro de docentes e foi presidente da Fundação UnriG de 2013 a 2017.

“Me sinto lisonjeado por participar desse momento como um representante de um conjunto de docentes, servidores e alunos que diariamente lutam por essa Instituição. Buscamos fazer um trabalho participativo, transparente e hoje estamos felizes com esse reconhecimento”, disse Barbalho.

Os demais homenageados foram:

- Célia Maria Agustini Lima: ingressou na UnirG em 1986 como professora auxiliar. Na Instituição, já atuou também como professora assistente, secretária acadêmica e assessora da Reitoria. Possui graduação em Letras, Pedagogia, Psicologia da Educação; Sociologia da Educação; História da Educação e Habilitação em Orientação Educacional. Na solenidade, ela foi representada pelo seu esposo Gleydson Moraes.

- Hernande Fernandes da Costa: servidor da UnirG desde 1999, quando ingressou no Setor de Vigilância onde atuou até 2003. Atuou ainda no Departamento de Audiovisual, onde trabalhou até 2012. Desde 2013 desempenha suas atividades laborais no cargo de auxiliar de serviços gerais.

- Josi Nunes:  filha de Jacinto Nunes da Silva, ex-prefeito de Gurupi e Dolores Nunes. É a atual prefeita de Gurupi e uma das primeiras professoras a compor o quadro efetivo de docentes da UnirG. Tomou posse em 1986, como professora assistente I.

- Neureny Martins dos Santos Silva:  Servidora atuante da UnirG desde 1988. Começou sua carreira como auxiliar da Secretaria, passando a exercer o cargo de assistente administrativo. Posteriormente foi assessora Técnica da Secretaria Geral Acadêmica,  Coordenadora de Núcleo, Secretária Acadêmica Adjunta e Secretária Acadêmica. Na solenidade, Neureny foi representada pela servidora Letícia Melo.

Atualmente a UnirG conta com 3700 alunos, quase 400 docentes e mais de 500 servidores do quadro técnico administrativo. É a Instituição com o quarto maior orçamento público do Tocantins e uma das maiores empregadoras na cidade de Gurupi.

O vídeo com transmissão da sessão solene está disponível no canal da TV Assembleia no YouTube. Assista clicando aqui