Acadêmicos de Farmácia terão mais um campo de estágio, na UBS Campo Bello

20 de Março de 2023

Na tarde de hoje, 20, gestores, professores e acadêmicos da Universidade de Gurupi – UnirG participaram da solenidade de entrega de mais uma Farmácia Escola, em Gurupi. O local servirá de campo de estágio para os estudantes do curso que poderão conciliar as aulas teóricas e as práticas. Os atendimentos serão na Unidade Básica de Saúde – UBS, setor Campo Bello.

O objetivo do projeto é promover um enfoque integral da atenção farmacêutica observando a seleção, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação, a entrega adequada e racional de medicamentos, e farmacovigilância; promover melhor capacitação profissional, colocando o estudante em condição de atuar no mercado de trabalho com competência.

Segundo a reitora, Drª Sara Falcão, esta nova unidade irá contribuir com o serviço de atenção e assistência farmacêutica prestado ao paciente. “É um trabalho de acolhimento ao paciente que contará com o profissional presente na Unidade, que passará a entender sobre uso racional de medicamento fazendo toda a diferença na adesão ao tratamento. Tudo isso irá colaborar para a qualidade de vida, com a redução da morbidade e mortalidade. O resultado favorece o ganho para a população, para o Município e para a UnirG”, destacou a reitora.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, esta é mais uma parceria de sucesso com a Prefeitura de Gurupi. “Esta também é uma forma de aproximar a Academia à população, proporcionando o atendimento a um número maior de pessoas. Os alunos estão sempre acompanhados dos professores e, com isso, vão para o mercado de trabalho mais capacitados, tendo a oportunidade da vivência prática”, completou Miranda.

“O curso de Farmácia só tem a ganhar com a abertura desse novo campo. Somos responsáveis pelo atendimento de vários locais da cidade, além da UBS Vila Nova, tem ainda a UPA, o CAP’s e aqui será uma nova frente. A comunidade do setor Campo Bello tem muito a ganhar, assim como nossos acadêmicos, pois pretendemos ainda implantar nessa Unidade projetos de extensão e de pesquisa envolvendo os moradores. Assim, ganham os acadêmicos em conhecimento e atendimento ao público”, ressaltou a coordenadora de Farmácia da UnirG, professora Érica Gontijo.

A Unidade Básica de Saúde do Setor Vila Nova também possui uma Farmácia Escola. A estudante do curso, Albetiza Lopes, agradeceu a oportunidade de ter mais um espaço para os estágios que irá favorecer mais experiência na formação.

“Essa integração entre o poder público e a Universidade é extremamente necessária. Novos projetos ainda vão surgir, agradeço a aceitação da UnirG para que nossas ações sejam mais integradas e positivas em benefício da comunidade. Contem conosco para que juntos possamos encontrar alternativas para solucionar os problemas da nossa cidade”, finalizou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Participaram ainda da solenidade, o Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, Deputado Estadual, Eduardo do Dertins, além de secretários, vereadores e servidores da Unidade Básica de Saúde.

A Farmácia Escola é uma parceria entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a Universidade de Gurupi – UnirG.

Redação: Giselli Raffi

Fotos; Lino Vargas - Secom/Gurupi