Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Cidades do Tocantins recebem médicos que participam da revalidação de diplomas na UnirG


17 de Março de 2023



Desde outubro do ano passado, médicos de várias partes do Brasil e do mundo, formados no exterior, estão participando dos estudos complementares de Revalidação de Diplomas de Graduação, da Universidade de Gurupi – UnirG. Cerca de 140 profissionais estão em internatos em 25 cidades do Tocantins.

O Médico Regente dos Estudos de Complementação, Me. Rodrigo Disconzi, percorreu algumas das cidades visitando os internos e afirmou estar muito satisfeito com o andamento das aulas. “Tivemos boas notícias, tanto dos preceptores quanto dos revalidandos quando estivemos in loco. Foi uma grata surpresa acompanhar o trabalho realizado nas cidades, ouvi vários relatos da população elogiando os atendimentos dos médicos, ressaltando o incremento à saúde nesses municípios”, destacou.

O professor disse ainda que no próximo semestre irá acompanhar pessoalmente as ações desenvolvidas pelos médicos, em todas as cidades. “Além das aulas práticas, foi feito um cronograma de aulas teóricas com especialistas que ministram aulas sobre Saúde Pública. Um projeto de intervenção junto à comunidade também está sendo desenvolvido com o aprendizado complementar”, explicou o coordenador.

A médica Rayna Cristina Mota Magalhães, 29 anos, veio de Benjamin Constant – Alto Solimões (AM), na Tríplice Fronteira com o Peru e a Colômbia, é uma das internas de Talismã (TO). Ela formou-se em 2020 na Universidad Cristiana de Bolivia – UCEBOL, e diz que escolheu a profissão com o intuito de oferecer melhor qualidade de vida aos moradores de sua região.

“Sempre pensei em contribuir com a garantia do direito social à saúde, como promulga nossa Constituição Federal. Meu sonho também é alimentado pela extrema vontade de contribuir com as populações mais carentes da minha região, que são os ribeirinhos e indígenas”, disse

“Uma das maiores tristezas que vivi, como médica, foi não poder atuar durante a Pandemia. Ver o Amazonas e, principalmente, o interior, sem estrutura hospitalar e com carência de médicos foi muito difícil.  O País precisa de mais médicos, tem lugares na minha região que nunca teve o profissional”, completou.

Para ela, o programa de estudos complementares da UnirG está proporcionando a concretização do sonho. “Uma oportunidade ímpar em minha vida. Estou depositando toda a minha esperança de revalidação nesse processo, me dedicando integralmente, cumprindo com todas as minhas obrigações e orientações da Universidade e do meu preceptor para alcançar esse objetivo de revalidar meu diploma”, reforçou.

As aulas práticas em internato serão ofertadas no período de 12 meses. Após a conclusão dos estudos, o médico terá seu diploma apostilado pela UnirG.

“A UnirG está contribuindo com a realização de um sonho de toda uma vida. Não existem palavras para descrever a emoção que sinto pela oportunidade de clinicar e de salvar vidas. A complementação está sendo um leque de oportunidades de crescimento profissional que se estende em diversos campos, como os procedimentos práticos médicos, a forma de atendimento aos pacientes, aprofundamento do conhecimento do Sistema Único de Saúde, relacionados aos tipos de tratamentos básicos de doenças”, completou Rayna Magalhães.  

“A Bolívia ainda está começando a implementar um sistema de saúde, como o nosso SUS. Essa complementação de estudos é um diferencial para a nossa formação prática, é uma instrumentalização para compreender o seu funcionamento”, falou a interna.    

Os 140 médicos foram distribuídos em grupos e estão atendendo nas seguintes cidades: Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Talismã, Lagoa da Confusão, Pium, São Salvador, Santa Rita, Araguacema, Colméia, Cristalândia, Dueré, Pugmil, Babaçulandia, Itaguatins, Ponte Alta do Tocantins, São Miguel, Arraias, Novo Acordo, Paranã, Tupirama, Formoso do Araguaia, Marianopólis, Sampaio e São Valério da Natividade.

 “A presença deles nos municípios irá contribuir com a saúde pública, junto com os profissionais que já atendem nesses locais. Estamos muito felizes com esse trabalho que acrescentará com o desenvolvimento do nosso Tocantins deixando uma marca em nosso Estado e na nossa Instituição”, disse o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

A Reitora da Universidade de Gurupi – UnirG, Drª Sara Falcão, relata que são profissionais que estão fazendo a diferença para os municípios parceiros. “Estão levando a experiência de cada um a essas comunidades e, respectivamente, aprendendo com os nossos preceptores médicos, além de outros profissionais de saúde lotados nos 25 municípios. É uma troca de experiência enriquecedora em que todos nós somos beneficiados e somos extremamente felizes por poder colaborar dessa forma”, finalizou a reitora.

 

 

Redação: Giselli Raffi

Fotos: arquivo pessoal






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais