Podcast Fala ComCiência: Ciência e Sociedade em pauta todos os sábados de manhã na Rádio UnirG FM

21 de Novembro de 2022

Sabe aquela imagem do(a) cientista como uma pessoa que fica trancada em laboratórios? Não é sobre isso e está tudo bem! Com abordagem leve e descontraída, o podcast Fala ComCiência apresenta as relações entre Ciência e Sociedade de forma diferente e vai ao ar todos os sábados, às 11h30, na Rádio UnirG FM (95.9). Nos episódios, os professores Lucas dos Santos (Química-UFT) e Alex Cangussu (Biotecnologia - UFT) conversam com pesquisadoras(es) de Gurupi e região sobre as produções acadêmicas dos(as) entrevistados(as) e as curiosidades do fazer científico. Afinal, ciência se faz no dia a dia, com erros e acertos, e em meio a tudo isso tem a história de vida de quem produz a Ciência.

O podcast é  fruto da parceria entre o curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG) e de um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E como tudo tem uma história, a do Fala ComCiência começa em outro projeto que tinha o objetivo de falar sobre a Química no dia a dia das pessoas e recebeu o nome de “É tudo Química”. Ao longo do processo do projeto “É tudo Química”, os professores  pensaram em ampliar e gravar entrevistas com pesquisadores(as) de Gurupi. Assim, no segundo semestre de 2022, os idealizadores procuraram o curso de Jornalismo da UnirG que abraçou a ideia e juntos, em um pensamento interdisciplinar e interinstitucional, deram início a uma nova etapa do podcast.

A estreia dessa fase se deu  na 8ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG) e, segundo a coordenadora do curso de Jornalismo da UnirG, professora Drª Carol dos Anjos, a meta é continuar promovendo a divulgação científica. “Nossa ideia é bater um papo com cientistas da nossa região. Entender como desenvolveram suas pesquisas, qual a relação do que produzem com a vida pessoal. O que deu certo, o que não deu. É uma conversa, mas o assunto central que nos une é a ciência, tecnologia e inovação”, comenta.

O podcast será exibido todos os sábados, às 11h30, na Rádio UnirG FM (95.9), mas também pode ser ouvido no Spotify e YouTube.