Acadêmicos da UnirG participam de ciclo de palestras do Tribunal de Contas

19 de Agosto de 2022

Na noite de ontem, 18, o campus Jacinto Nunes da Silva, da Universidade de Gurupi – UnirG, sediou as ações do projeto  TCE Cidadão - Incentivo ao Controle Social. O evento é uma produção do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) e contou com um ciclo de palestras voltadas para o exercício da cidadania.

O Ciclo contou com a participação do presidente do TCE/TO, o conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, que abriu o evento. “O Controle Social é um assunto importante para a comunidade de forma geral e o universitário, além de influenciar pessoas, ele exerce liderança na sociedade. O TCE trabalha o controle externo, acompanhamos a gestão pública e à medida que as pessoas se interessarem pelo Controle Social, melhora tanto a sociedade de forma geral quanto a gestão pública”, afirmou.

O coordenador do curso de Direito, Me. Gilson Ribeiro Carvalho Filho, representou a reitora Dra. Sara Falcão e o gerente administrativo e financeiro da Fundação UnirG, Oximano Jorge foi o representante do presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

Observando a atualidade, o coordenador Gilson Ribeiro mencionou que a iniciativa é uma ferramenta útil para a Universidade, lugar que capacita os acadêmicos de maneira ampla como participantes da sociedade. “Em um momento em que se precisa enfatizar a importância e credibilidade das instituições, em especial aquelas que garantem a transparência de procedimentos públicos, tornando muito importante esse tipo de parceria”, disse ele.

Palestras

Após a abertura oficial, o ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), Ederson Patrick Severo Machado, abordou O jovem no controle e a Ouvidoria como instrumento de cidadania.

Conforme Ederson Patrick, “o  Controle Social acaba ficando muito esquecido e participar não é um mero direito do que está esculpido na Constituição Federal, ela passa a ser uma obrigação de todos nós”, afirmou.

O ouvidor-geral destacou ainda que não basta apenas, que a população eleja os representantes a cada quatro anos.  “É preciso que acompanhem e principalmente, participem da gestão. A forma dessa participação é nos manifestando, exercendo a nossa cidadania, apresentando reclamação, denúncias, solicitações, elogios, ou seja, questionando os atos da administração pública”, frisou.

Ao assistir às palestras, a acadêmica do 2º período do curso de Direito, Michele Rodrigues, defendeu que todos deveriam buscar conhecer o Controle Social. “Como a gente está no curso de Direito, precisa entender sobre os órgãos públicos e o Controle Social, então isso contribui muito. Mas se todo mundo soubesse dessas informações de hoje, seria muito melhor, então temos que levá-las para nossos pais, amigos, todos do nosso convívio”, declarou.

A segunda palestra do ciclo foi ministrada pela técnica de Controle Externo do TCE/TO, Cejane Márcia Alvez, que falou sobre O papel do Tribunal de Contas. “O papel do TCE é de fato, transmitir as informações básicas sobre o que a Instituição faz, como faz e o resultado gerado pelo trabalho prestado. Falar para acadêmicos é importante para que eles possam aprofundar os conhecimentos sobre essa área, sendo  um público que tem força e é um instrumento de controle social”, destacou Alvez.

Em seguida foi realizada a palestra Conheça as ferramentas disponíveis no site do TCE/TO, ministrada pelo técnico de Controle Externo do TCE/TO, Fábio Alan de Souza Batista.

“Com o celular, o cidadão pode acompanhar como está sendo realizado o gasto do seu município, acessando todos os papeis de trabalhos, que são os documentos relacionados a processos, licitações, admissão de pessoal e concurso público, dentre outros. Apresentamos para os estudantes três ferramentas. A primeira, sobre gastos contábeis de despesas,  outra sendo um cadastro de licitações e obras públicas e a terceira, é uma ferramenta de processo eletrônico. Ao final, se o cidadão perceber alguma irregularidade deve acessar o sistema da Ouvidoria e fazer a denúncia de forma muito simples”, explicou o palestrante.

O evento faz parte de uma iniciativa de diversas frentes do TCE/TO, todas com o objetivo comum de levar informação sobre a participação de toda a sociedade no Controle Social. Mais informações sobre o projeto completo e atualizações estão disponíveis por meio do link tceto.tc.br/tcecidadao.

Texto: Ana Neuberger e Luciene Souza

Fotos: Ascom/UnirG