Acadêmicos de Medicina promovem ação para alunos da Apae

19 de Agosto de 2022

Na próxima semana, os estudantes do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG realizarão atividades por meio do projeto de extensão Viver Melhor que promoverá melhoria da qualidade de vida das pessoas assistidas pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais – Apae. A ação ocorrerá entre os dias 21 e 28, a partir das 08h, na Apae de Gurupi.

A iniciativa dos acadêmicos irá integrar a campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022 que terá como tema, “Superar barreiras para garantir inclusão”.

O projeto social, coordenado pelo professor Adolpho Chiacchio, realizará ações voltadas à saúde, entretenimento, lazer e assistência aos assistidos pela Apae, com o intuito de fortalecer a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Conforme a acadêmica do 8º período de Medicina, Tânia Pereira da Silva, os participantes do projeto Viver Melhor vão auxiliar na execução de algumas atividades da Semana.

“A ideia é estimular a capacidade de controlar e coordenar mentalmente os movimentos do corpo, incentivar a prática de atividade física para o fortalecimento da musculatura e controle da saúde, visando evitar quadros de obesidade e doenças relacionadas. Iremos promover também ações de entretenimento, realizando sessões de cinema e discussão do filme. Os dados coletados serão utilizados para produção científica”, explicou a acadêmica.

Além da Tânia da silva, ainda fazem parte do Projeto Social Viver Melhor os acadêmicos Nathália Gomes da Silva, Jonathan Jean Vilhaba, Heloísa Philipino Takada, Tayna Pontes Ataíde, Rebeca Sousa Campelo, Geovana Maciel Lima e Maurílio Lúcio Diniz.

Na ocasião, os estudantes vão fazer avaliação física com a aferição de pressão, dosagem glicêmica, medidas antropométricas; oficinas com atividades lúdicas; momentos de lazer e descontração, além de exercícios físicos.

Programação do Projeto

Dia 23/08 -  Palestras educativas, na sede da Apae;

Dia 25/08 – Momento de recreação no Mobi Cine com entrega de pipoca e suco;

Dia 26/08 - Panfletagem em frente a Aape, com objetivo conscientização;

Dia 27/08 - Caminhada na avenida Goiás com os alunos assistido na Apae.

Campanha Nacional

Neste ano, a campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multipla 2022, desenvolvida desde 1963 pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) terá como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”.

O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados, por meio de legislações e políticas públicas, nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Redação: Giselli Raffi