Projeto oferta pilates gratuito na UnirG para mulheres em tratamento de fibromialgia

18 de Agosto de 2022

A fisioterapia melhora o quadro clínico de pessoas com diagnóstico de fibromialgia. E para potencializar esse resultado em mulheres de Gurupi e região, o projeto de extensão multidisciplinar, da Universidade de Gurupi – UnirG,  Intervenções Terapêuticas em Fibromialgia, está com agenda aberta  para atendimento em pilates.

As atividades serão realizadas na Clínica Escola de Fisioterapia (CEF), nas terças e sextas-feiras, às 13h30, 14h30 e 15h30. O projeto é desenvolvido por acadêmicos do 8º e 9º períodos do curso de Fisioterapia, supervisionados pela coordenadora do projeto, a professora MSc. Rafaela de Carvalho Alves. O curso de Psicologia também é parceiro, ofertando atendimento psicoterapêutico às participantes. Os acadêmicos do 9º e 10º períodos do curso são orientados pela professora Daniela Ponciano.

De acordo com a professora Rafaela de Carvalho, “a fibromialgia é uma doença reumatológica crônica e caracteriza-se por dor em todo o corpo, comprometendo a funcionalidade e a qualidade de vida. O pilates consiste em exercícios de flexibilidade e resistência muscular de acordo com a necessidade e tolerância da paciente. Sendo assim, todo o corpo se movimenta, reduzindo as queixas de dor, rigidez, fraqueza e formigamento, entre outras”, afirmou.

Rafaela de Carvalho mencionou ainda que “além dos benefícios citados, o projeto promove a interação social que ocorre com a participação em grupos de pacientes portadoras do mesmo comprometimento”.

Conforme a professora Daniela Ponciano, “compreende-se a fibromialgia como uma doença psicossomática que tem os fatores emocionais. Por esse motivo, oferecemos o suporte emocional que será inicialmente com atendimento individual e depois em grupo”, frisou Ponciano.

São disponibilizadas 30 vagas e os agendamentos ocorrem até a próxima semana. As interessadas devem fazer o agendamento e obter mais informações pelo telefone (63) 99247-1545 (Keyliane Côelho).

A Clínica Escola de Fisioterapia está localizada na rua 10 entre avenidas Rio de Janeiro e Guanabara, Centro, no campus II da UnirG.

Redação: Luciene Souza