Projeto Vida Saudável encerra as atividades do semestre com mais de 12 mil atendimentos à comunidade

01 de Julho de 2022

O “Projeto Vida Saudável esporte, lazer e cidadania” da Universidade de Gurupi – UnirG finalizou o semestre com 12.257 atendimentos ofertados à população de Gurupi. As ações foram realizadas em diversos setores da cidade.

O Projeto tem o intuito de democratizar a oferta de atividades físicas e de lazer para toda a população gurupiense, como uma política de saúde.

De acordo com o coordenador do Vida Saudável, Me. Eduardo Miranda, mais do que o número de atendimentos, o principal destaque do projeto foi o trabalho realizado para ouvir a comunidade e firmar as parcerias que trouxeram resultados positivos.

“Uma delas foi a parceria com a Residência Médica e com a Residência Multiprofissional que ofertou um grupo de profissionais que trabalhou com o programa de combate a obesidade. Nutricionistas e médica fazem parte do projeto desenvolvendo um trabalho multiprofissional, além das atividades físicas que são realizadas duas vezes na semana”, disse o professor.

“O projeto está alcançando o objetivo que é a formação dos nossos acadêmicos, além dos atendimentos gratuitos à comunidade. As ações desenvolvidas de iniciação esportiva com as crianças foram suspensas durante o mês de julho, devido ao período de férias”, completou Miranda.

Durante esse mês, alguns pontos das ações permanecerão com as atividades, tais como: centro olímpico, parque industrial, feira da rua 7 e no mutuca 2. “Nosso propósito para o próximo semestre é fazer novas parcerias com mais Unidades Básicas de Saúde e também com as escolas, para aumentarmos os atendimentos com as crianças”, afirmou Eduardo Miranda.

Conforme o acadêmico do curso de Educação Física, Vitor Henrique Inácio Batista, o Vida Saudável o proporcionou experiências gratificantes.

“Quando comecei a estudar não tinha nenhum conhecimento na área. Participar do projeto me capacitou aprendizados em várias modalidades, principalmente, naquelas que eu tinha maior afinidades como futsal, vôlei de praia e futebol society. Outra novidade foi aprender sobre a publicação de artigos científicos, área que jamais imaginei e que estou gostando demais. Além disso, ainda estou estagiando devido a experiência adquirida no Vida Saudável”, destacou o acadêmico.

Para o Diretor de Esportes da Secretaria de Juventude, Paulo Magalhães, o balanço foi positivo, porque o projeto conseguiu cumprir com aquilo que foi planejado até aqui, ampliar as atividades e ações nos bairros, em parceria com as UBS’s.

“O Vida Saudável já é um projeto de política pública consolidado no município, dado a seriedade e responsabilidade que é realizado. A cada dia aumenta as adesões por parte da população que está tendo a oportunidade de praticar atividade física de forma gratuita, próxima as suas residências e acompanhados por profissionais qualificados”, ressaltou o diretor.

Entre as ações que foram desenvolvidas estão: aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, avaliação física, orientações em saúde, nas áreas da odontologia, nutrição, medicina e práticas esportivas.

Em agosto, as ações retornam para serem realizadas nos Setores Campo Bello e Casego.

O Vida Saudável é um projeto realizado pelo curso de Educação Física da Universidade de Gurupi- UnirG, e pela Secretaria Municipal de Juventude e Esportes.

Redação: Giselli Raffi