Semana Pedagógica: gestores apresentam desafios da Instituição

28 de Junho de 2022

A abertura oficial da Semana de Planejamento Pedagógico da Universidade de Gurupi – UnirG ocorreu na noite de ontem, 28, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva – campus I.  O evento reuniu professores, coordenadores e gestores da Instituição.

Dando início a solenidade, professores e alunos da Casa de Cultura Othonio Benvenudo realizaram uma coreografia intitulada “Favela”. Apresentações musicais e declamação de poesias também foram exibidas por professores da UnirG durante a programação.

Entre os presentes estavam a Reitora, Drª Sara Falcão, vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, pró-reitora de graduação, Drª Rise Rank, pró-reitor de pesquisa e extensão, Drº Fábio Pegoraro e a pró-reitora de extensão, cultura e assistência estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra. Representando a Fundação UnirG, o diretor administrativo e financeiro, Oximano Jorge, estava presente.

Na ocasião, os gestores da Academia abordaram o tema do evento, “Universidade UnirG: avanços e desafios”, discorrendo aos presentes sobre as conquistas e as exigências que a Instituição ainda deve cumprir.

A reitora foi a primeira a falar. Ela deu as boas-vindas aos presentes, relatou sobre a missão da Instituição e citou as ações que foram realizadas. “Em 2023, será o recredenciamento da Universidade. Parabenizo os cursos, que a maioria conquistou nota quatro. Todo o corpo docente está colaborando para alcançarmos as metas e um dos maiores desafios sem dúvidas foi a conquista da expansão do campus para Paraíso. Pretendemos levar novos cursos para a cidade, estamos realizando a análise de viabilidade para que isso ocorra”, disse Falcão.

A reitora acrescentou ainda que há estudos para captação de novos alunos. A prova de Revalidação de Diplomas Estrangeiros também foi uma ação positiva.

“A UnirG já realizou mais de 150 mil atendimentos gratuitos para a comunidade, isso prova o quanto ela é grandiosa. A partir de 1º de julho iremos assumir toda a parte pedagógica da Unidade de Pronto Atendimento de Gurupi, com isso pretendemos oferecer mais um novo ponto de estágios para nossos acadêmicos de todos os cursos”, completou.

Entre as ações que também destacadas pela reitora ainda estão: oferta de novos cursos, nova plataforma de Ensino a Distância, Conquista da Biblioteca Virtual e Institucionalização do ReUnirG.

“São muitas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional que foram alcançadas e que ainda precisamos implantar, enquanto Universidade, para permanecermos com o credenciamento”, afirmou a reitora.

Em seguida o vice-reitor e demais pró-reitores também apresentaram as ações e o planejamento de cada gestão.

“É preciso reunir e apresentar aos nossos professores os desafios e avanços. Temos uma equipe continuamente planejando cada semestre. Uma nova matriz curricular está sendo implantada e nossa intenção é para até ano que vem todos os cursos tenham feito a mudança para matrizes mais atrativas, modernas e flexíveis. Faltam apenas dois deles, para alcançar nosso objetivo”, destacou Rank.

Programação

O evento é voltado aos docentes, teve início ontem e segue até o dia 30 de junho. Na manhã de hoje, a programação da Semana Pedagógica seguiu com atividades presenciais no campus I. Três oficinas sobre extensão curricularizada foram divididas por cursos.

À noite, o destaque é para a palestra com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da PUCPR professor Drº Osiris Canciglieri Júnior, que irá ministrar sobre “Caminhos para o Stricto Sensu”.

Nos demais dias serão realizadas oficinas, minicursos e palestras que fazem parte do cronograma do evento.

Confira a programação completa aqui

(Fotos: Tânia Mara)