Aldeias na Ilha do Bananal recebem pesquisadores da educação indígena

27 de Junho de 2022

A equipe do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” faz a quarta visita em aldeias, na Ilha do Bananal. Até o dia 02 de julho, os pesquisadores realizam atividades nas comunidades Canoanã e Boa Esperança.

Na programação, ocorrem entrevistas com professoras indígenas sobre o processo de alfabetização bilíngue das crianças Javaé; entrevistas com caciques e outros indígenas sobre o ritual Latxi; coleta de dados com professor Rogério Kusiwana para a pesquisa de doutorado, escrita da versão em língua iny de narrativas Javaé e gravação de mais narrativas em língua portuguesa.

Uma das primeiras ações da visita foi a oficina de confecção de pipa com as crianças do ensino fundamental, desde o planejamento à prática. Outro momento esperado são as fogueiras para rodas de conversas, onde serão contadas histórias, marcando a interação entre os indígenas e os pesquisadores.

“As experiências vivenciadas durante essas idas às duas aldeias têm gerado resultados bastante positivos no que concerne às relações interculturais estabelecidas entre as comunidades indígenas e os pesquisadores, promovendo reflexões a respeito dos processos educacionais praticados nas escolas indígenas”, afirmou a professora da UnirG, coordenadora da equipe, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo.

A professora destacou ainda que, sobre o resgate e registro escrito das narrativas/mitos orais dos Javaé, “as expectativas dos anciãos e demais membros das comunidades são grandes, pois, segundo eles, muitas crianças e jovens não conhecem essas histórias e registrá-las e levá-las para a sala de aula será uma forma de mantê-las vivas na memória do povo”, enfatizou ela.

A pesquisa ocorrerá até 2024, realizada por meio de um trabalho interinstitucional entre a Universidade de Gurupi - UnirG, a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e o Instituto Federal do Tocantins – IFTO. O estudo conta ainda com a parceria da Delegacia Regional de Ensino de Gurupi - DRE.