Consup aprova Plano de Acessibilidade da UnirG

21 de Junho de 2022

A Universidade de Gurupi – UnirG, aprovou recentemente no Conselho Acadêmico Superior - Consup, por meio da Resolução nº 037/2022, o Plano de Acessibilidade da Universidade de Gurupi – UnirG.

O documento possui o objetivo de implementar, acompanhar e avaliar as políticas de acessibilidade em todo o âmbito da instituição, excepcionalmente com o foco para inclusão das Pessoas com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida.

A comissão de implementação do Plano de Acessibilidade conta com os docentes: vice-reitor e presidente, professor Me. Jeann Bruno Ferreira da Silva, e os membros Gilson Ribeiro Carvalho Filho e Maria Otília Marinho de Moura.

Segundo o presidente da comissão, a partir de agosto as ações de curto prazo já começam a ser implantadas. “A execução do plano de ação é impulsionada pela necessidade de implementar meios para que todos possam ingressar no ensino superior e para que o documento permaneça acessível para acadêmicos e servidores. Para o próximo semestre letivo, a comissão será ampliada, com a participação de mais membros, incluindo professores, alunos e colaboradores técnico-administrativos da Instituição”, disse o professor Jeann Bruno Ferreira.

O documento também conta com um plano de ação para sua implementação e está dividido em quatro categorias: Ações já realizadas; Ações a Curto Prazo; Ações a Médio Prazo e Ações Contínuas.

Em todo o âmbito institucional, tanto os departamentos da Academia quanto da Fundação, deverão colocar em prática estas metas, respeitando os prazos e o que rege o Plano de Acessibilidade.

Entre as ações que já foram realizadas estão: as adequações dos banheiros, construção de passarelas de acesso aos blocos com rampas, elevador, instalação de lavabos, bebedouros em altura acessível aos cadeirantes, vagas prioritárias no estacionamento dos campi e centro administrativo, Instalação de softwares com leitor de tela, atendimentos especializados para a comunidade acadêmica por meio do serviço de Atendimento Especializado Educacional – Ateende, entre outras.

“Com a aprovação e publicação do documento, a UnirG se consolida ainda mais enquanto Instituição de Ensino e cumpre mais uma meta do seu Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI”, finalizou o vice-reitor.

O documento está disponível na íntegra no site da IES no link: www.unirg.edu.br/reitoria na aba "Documentos".