Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

UnirG contribui com atendimento de saúde pulmonar para a população


18 de Maio de 2022



Participam acadêmicos do 6º período, membros da Liga Acadêmica de Pneumologia (Lapne), monitores da disciplina de Pneumologia e internos do curso.

A professora, doutora Alice Mazutti, relatou:  “Acredito que contribuímos bastante com a saúde pulmonar da população, proporcionando esses atendimentos gratuitos e especializados em patologias que afligem a comunidade”.

Mazutti complementa ainda, que “a contribuição se estende ao aprendizado dos alunos. Uma vez que o estágio os permite estar em contato direto com o paciente, que é um desafio de muito ganho na preparação acadêmica. Esse enfrentamento a pacientes reais consolida o aprendizado teórico e prático, bem como o crescimento pessoal dos futuros médicos”, afirmou a professora. 

Para a acadêmica do 6º período de Medicina, Andreisa Prieb “integrar os estudantes à comunidade é uma forma eficiente de adquirir conhecimentos e competências de avaliação, tratamento clínico eficaz, e habilidades técnicas para a formação. Acredito que, o cuidado integral e humanizado devem ser a base da assistência médica, não só na área da pneumologia, mas nas diversas áreas de atuação", frisou.

A estudante Letícia Paz, também mencionou que “os atendimentos no Ambulatório são muito satisfatórios, pois, além de contribuirmos para a assistência à saúde da população, temos a oportunidade de enriquecer a nossa formação com conhecimentos de variadas áreas. Em um dos recentes ambulatórios de pneumologia, atendemos uma senhora de 91 anos de idade, com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, alzheimer e hipertensão. Dessa forma, colocarmos em prática outras especialidades além da pneumologia, o que realmente veremos no nosso futuro como médicos". 

Para ser atendido no Ambulatório, continua sendo necessário que o paciente seja avaliado por um médico da Atenção Básica que irá analisar a necessidade de fazer o encaminhamento para a especialidade de Pneumologia. O procedimento deve ocorrer por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento é gratuito e retorna no próximo semestre.

O Ambulatório está localizado na avenida Bahia, entre as ruas 3 e 4. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3612-7652.

 

Redação: Luciene Souza






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais