Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Enfermagem comemora 20 anos de existência com programação especial


18 de Maio de 2022



Com o intuito de celebrar seus 20 anos de criação os acadêmicos, professores e profissionais da área participam da 15ª Semana da Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento teve início na segunda-feira, 16, e encerra hoje, 18. A abertura oficial ocorreu na noite de ontem, 17, no Centro de Convenções Mário Cunha d contou com a presença de aproximadamente 320 inscritos.

As atividades da noite, tiveram início com a apresentação musical da professora do curso, Gisela Guadalupe. Na ocasião, também foi cantado os parabéns pelos 20 anos do curso.

A mesa foi composta pela reitora, Drª Sara Falcão, representando a Fundação UnirG, o chefe de gabinete da Fundação UnirG, Thiago Henrique Nascimento, a coordenadora do curso, Me. Denise Alcântara Soares, pelo vice-presidente do conselho nacional de enfermagem - Confen, Me. Antônio Marcos Gomes, pela presidente do conselho regional de enfermagem, Luana Bispo e pelo vice-presidente do conselho regional de enfermagem e egresso da UnirG, Cassiano Milhomem.

A reitora deu as boas-vindas aos presentes. “É gratificante celebrar essa data junto de todos vocês. Nossos eventos voltam a ser presenciais, já estávamos com saudades disso. É maravilhoso compartilharmos experiências e aprendizados, principalmente, após esse período difícil que passamos nos últimos anos. Parabéns a todos!”, celebrou a reitora.

 Thiago Nascimento também festejou o retorno das comemorações. “Uma honra participar dessa celebração. Estamos felizes em comemorar essa data tão especial, com muitas histórias para serem recordadas”.

Para Denise Alcântara o momento não foi apenas para debater conhecimento, mas para a alegria de ter novamente os alunos mais próximos, que durante a pandemia distanciou a todos. “Por mais que nos esforçamos, não é a mesma coisa. Essa Semana é diferente, está carregada de emoção, por também comemorarmos 20 do curso. É um renascimento, por tudo que passamos e estamos aqui hoje celebrando”.

A professora completou ainda que, “para o aprendizado é também extremamente importante, remete ao acadêmico refletir sobre a profissão que escolheu, estamos em plena valorização da Enfermagem e esse momento será guardado por ele, além de compartilhamos experiências trazidas pelos palestrantes”.

Palestra

A palestra da noite debateu sobre os “Avanços e conquistas no exercício profissional da enfermagem”, ministrada pelo vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes.

Durante a palestra foram abordadas as conquistas importantes no contexto da saúde, relembrando a trajetória histórica da Enfermagem, até os dias atuais que consagra em Lei, criada desde 1986, uma possibilidade maior de autonomia de atuação da profissão.

“Não dependemos de outra profissão para a prescrição da assistência da enfermagem, e isso gerou uma série de conhecimentos que foram sustentadas pelas pesquisas feitas pela própria profissão, por meio das Universidades. Então, isso consagrou práticas novas no nosso universo, tanto nas áreas:  assistencial, de gestão, de auditoria, de terapias alternativas, fomentou a ideia de empreendedorismo no contexto da profissão, buscando dentro da própria Lei a implantação de consultórios privados. Tudo isso, são novidades da Enfermagem que se apresentam como possibilidades para o profissional da área”.

Antônio Marcos acrescentou que além da área tradicional de atuação, que o profissional saiba que com a possibilidade de avançar em outras áreas, ele crie alternativas para o mercado de trabalho.  “É claro que essas atuações dependem do grau de conhecimento que os profissionais adquirem tanto no processo de graduação quanto nas especializações. Porém, nesse universo, a Enfermagem tem avançado, tanto dentro do sistema público, como também na área privada”.  

Para finalizar a noite com a celebração de mais uma atividade organizada pela 15ª Semana da Enfermagem, foi servido um coffee break aos participantes.

A programação segue hoje, com a presença do Dr. Nilton Elias De Souza, que ministrará “Trabalhando a Saúde Mental do profissional de Enfermagem após crise pandemia”.

Programação

18/04/2022

19h15 - Palestra: Trabalhando a Saúde Mental do profissional de Enfermagem após crise pandemia

Enfermeiro Dr. Nilton Elias De Souza

Doutor em Educação (Califórnia University), Mestre em Educação pela Emill Brunner World University (EBWU) - EUA, Especialista em Saúde Pública, Auditoria em Saúde, Docência Universitária, Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires – FACESA - Diretor da FABIC.

Local: Centro de Convenções Mário Cunha

20h15 - Encerramento - Apresentação da Mostra Científica

 

Semana da Enfermagem

Esse é um evento tradicional promovido pelos cursos de Enfermagem em todo o Brasil, com a proposta de resgatar a história da profissão e de propiciar um momento de reflexão e aprendizagem.  

O tema desse ano segue ao da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela associação Brasileira de Enfermagem – ABEn Nacional: "A Enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?"

Durante o evento são compartilhadas experiências sobre as modificações que impactaram o cenário pandêmico e como os profissionais de Enfermagem enfrentarão o cenário pós pandêmico.

 

 

Redação: Giselli Raffi

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais