Pedagogia e Psicologia promovem roda de conversa sobre inclusão

07 de Maio de 2022

No próximo dia 09, profissionais das áreas de Psicologia e Pedagogia falarão sobre a inclusão, na Universidade de Gurupi – UnirG. O evento ocorrerá às 19h15, no auditório do bloco D, do campus I. Podem participar acadêmicos da Instituição e a comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Plataforma IOW.

A ação faz parte das atividades das disciplinas de Psicologia Escolar, do curso de Psicologia e Dificuldade de Aprendizagem, do curso de Pedagogia, ministradas pela professora Daniela Ponciano em parceria com a disciplina de Psicologia das Pessoas com Deficiências, do professor  Me. Jeann Bruno Ferreira, vice-reitor da UnirG.

De acordo com a professora Daniela Ponciano, o objetivo é levar informação acerca da inclusão e acessibilidade, direito de todas as pessoas com deficiência e necessidades específicas.

“A ideia da roda de conversa surgiu no decorrer da aplicação das disciplinas, onde falamos sobre o processo de inclusão no ambiente escolar e o quanto isso é fundamental para a permanência e o aprendizado das crianças. O tema é importante e necessário, pensando também, em uma Psicologia anticapacitista, que não tem esse preconceito com pessoas que possuem alguma condição física, necessidade específica ou com deficiência, não apenas no ambiente escolar como em todos os ambientes sociais”, relatou a professora.

Programação

A roda de conversa será com as psicólogas egressas da Instituição, Thaynara Cavalcante, que abordará “Contribuições da Psicologia para o atendimento destinado à pessoa com deficiência”, Lettycia Fernandes, que falará sobre “Psicólogo como mediador na Educação Inclusiva” e a pedagoga, Marilda Monteiro, que destacará “O papel da neuropsicopedagogia na inclusão de crianças com dificuldade de aprendizagem”. A mediadora do evento será a acadêmica de Psicologia, Isabela Neves.

Conforme a psicóloga Thaynara Cavalcante, que é portadora de Atrofia Muscular Espinhal (AME), “desde criança precisei encarar essa realidade e vejo como imprescindível a discussão sobre o capacitismo à pessoa com deficiência (PcD). Iremos mencionar os modelos de deficiência, como a sociedade percebe a PcD ao longo da história e como isso repercute nos dias atuais, dentre outras abordagens”, afirmou a psicóloga.

O Campus I está localizado na avenida Antônio Nunes da Silva, nº 2195, Parque das Acácias, Gurupi – TO.

Redação: Luciene Souza