Propesq orienta pesquisadores quanto à submissão de artigos em periódicos

03 de Maio de 2022

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Gurupi – UnirG divulgou recomendações aos pesquisadores da Instituição para auxiliá-los na escola de publicações científicas. “A classificação Qualis/CAPES dos periódicos é a referência a ser utilizada. Na sua falta, as informações do fator de impacto JCR ou SJR, bem como do posicionamento nos quartis de avaliação do SCIMAGO/Scopus podem servir de orientação para a escolha da revista científica”, explica o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Fábio Pegoraro.

O Qualis é revisado periodicamente e tem sido considerado único para o período de avaliação. “Não há como definir previamente a classificação Qualis de uma revista. Recomenda-se sempre considerar o Qualis vigente e consultar os valores de JCR, SJR e SNIP, bem como a classificação SCIMAGO do periódico. Há casos em que os periódicos estão nos limites de uma determinada faixa de classificação e isto pode representar um risco na produção científica do pesquisador”, detalha Pegoraro.

Ainda segundo ele, “o pesquisador deve ficar atento para não cair no descrédito de publicar sua pesquisa em revistas científicas predatórias e perder todo seu esforço quanto pesquisador. Geralmente publicar em uma revista científica de renome requer trabalhos de qualidade pois as revistas são bem criteriosas nas avaliações. Entretanto, isso é essencial para o crédito do pesquisador frente à comunidade científica”.

Para que o pesquisador se oriente quanto a classificação do Qualis/CAPES, a PROPESQ está disponibilizando consulta de classificação de periódicos, segundo estratos da Capes, disponível por meio de uma RESTful API.

Para acessar clicar em https://qualisapi.herokuapp.com/