Comunidade do Setor Industrial recebe ações de Extensão Universitária da UnirG

01 de Maio de 2022

Palestras, atendimentos em saúde, oficinas para crianças e distribuição de alimentos não-perecíveis foram realizados no Setor Industrial, na manhã de ontem, 30, por meio da Extensão Universitária da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento foi realizado na Escola Municipal Elizeu de Carvalho, quando também foram entregues alimentos arrecadados no 39º Cidadão Universitário.

“Essa é uma comunidade que precisa de diversos serviços que a Instituição já oferece e, por isso, estamos aqui ampliar o acesso a esses atendimentos. Alimentos que foram arrecadados no projeto Cidadão Universitário estão sendo entregue às famílias das crianças atendidas na escola, encerrando as atividades dessa edição da nossa gincana solidária”, explicou a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra. Os demais alimentos arrecadados para o projeto Cidadão Universitário já foram entregues para entidades beneficentes em um evento realizado no último dia 19.

Para o diretor da escola anfitriã do projeto, Arizomar dos Santos, a parceria entre a UnirG e a comunidade é válida. “A vinda dos cursos ao nosso bairro é um trabalho que contribui muito com a vida dos cidadãos que residem aqui.  Precisamos sempre dessa parceria e estamos à disposição da Universidade para outros projetos”, disse. Atualmente cerca de 130 estudantes de 3 a 11 anos estão matriculados na Escola Elizeu de Carvalho.

A Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, esteve no local e parabenizou a iniciativa. “A UnirG é uma grande instituição que contribui com a região formando profissionais qualificados que, ao longo do curso de graduação, têm a oportunidade de participar de belíssimos projetos de extensão. Estou muito feliz porque a UnirG é do Município e contribui muito com a nossa região”, destacou.

Tornar a UnirG cada vez mais presente na comunidade é uma das metas da Instituição. “Estamos cumprindo as metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional. Estivemos aqui no final do ano passado, com ações diversas e distribuição de brinquedos para as crianças e, hoje, mais cursos estão presentes aqui. A intenção é chegar a outros bairros e tornar a UnirG cada vez mais conhecida”, pontua a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão.

“O projeto Cidadão Universitário vem beneficiando cada vez mais a nossa comunidade, por meio da distribuição de alimentos que farão muita diferença para essas pessoas. Também trouxemos atendimentos diversos que beneficiam as famílias e ampliam a formação dos acadêmicos da Instituição”, frisou o vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira.

Para os acadêmicos que participam do projeto, a experiência contribui com a formação acadêmica, ao mesmo tempo em que beneficia a comunidade. “Foi grande a aceitação das atividades que preparamos e houve muita interação com as crianças. Essa foi uma experiência muito boa, que permitiu perceber o quanto a comunidade necessita de ações assim, ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de ampliar nosso currículo por meio dessas práticas”, afirmou Gleiva Ribeiro, do 6º período de Pedagogia, que participou com a contação de histórias para crianças.

Para a moradora do Setor Industrial, Ana Lúcia dos Santos, a oferta de tantos serviços na comunidade é de grande valia. “Vim medir a pressão e fazer o teste de glicemia que há muito tempo eu não fazia. Como hoje é um dia que não estou trabalhando facilitou o meu atendimento e pude aproveitar. É um projeto muito bom e gostei muito de ter participado”, disse.

O evento contou a presença da supervisora do Mesa Brasil Sesc, Tatiane Barreto, do presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, do Diretor financeiro da Fundação UnirG, Oximano Jorge, e de estudantes e professores dos cursos de Direito, Enfermagem, Letras, Medicina, Farmácia, Psicologia, Odontologia e Pedagogia.

Entre os serviços ofertados estão: aferição de pressão arterial; teste de glicemia; palestras sobre temas como: hábitos saudáveis e violência doméstica; aplicação de flúor; atendimentos em Psicologia e orientações sobre qualidade de vida. As crianças puderam participar ainda de oficinas artísticas, contação de histórias e brincadeiras.