A UnirG irá sediar o 4º Fórum Nacional da Animes

28 de Abril de 2022

Representantes da Fundação UnirG e Universidade de Gurupi – UnirG estão participando do Fórum Nacional da Animes. O evento iniciou no último dia 26 e encerra hoje, 28,  na cidade de Rio Verde - Goiás. Em sua 3ª Edição, o Fórum tem como Instituição de Ensino anfitriã, a Universidade de Rio Verde – UniRV e como tema principal, “Educação Superior no Pós-Pandemia”.

Em setembro, será a vez da UnirG receber a Animes. A 4ª edição está marcada para os dias 13, 14 e 15 realizada em Gurupi.

Segundo o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, na assembleia geral com membros da Animes, foram deliberadas pautas importantes para as IES municipais, aproveitando o cenário totalmente voltado ao fortalecimento das associadas. Foi deliberado ainda que a UnirG irá sediar o próximo encontro.

“Será muito importante para a Instituição sediar a próxima edição, porque estaremos trocando informações com outros Gestores de instituições municipais de ensino superior, discutindo e aprofundando temas prioritários da agenda do Ensino Superior, além de decidir sobre ações de interesse comum”.

Miranda disse ainda que em 37 anos de existência essa é a primeira vez que a Instituição passa a integrar a Animes. Ela é uma entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, representando todas as 72 Instituições Municipais de Ensino Superior do Brasil. Ela tem por objetivo representar as instituições, fomentando ações de integração, incentivando o diálogo e construindo projetos de interesses comuns.

“Além disso, a Animes busca difundir e valorizar o importante papel das instituições de ensino superior municipais, fazendo contraponto aos conglomerados financeiros que buscam margens exorbitantes de lucro na Educação e apresentando um modelo alternativo ao das Universidades Estaduais e Federais, mantidas pelo poder público”, falou.

“Agradeço o convite e a receptividade do presidente da Animes, o professor Antônio Henrique Habib e do anfitrião da 3ª edição do Fórum, o Reitor da UniRV professor Alberto Barella Netto”, finalizou Miranda.

Também estiveram presentes no Fórum o diretor administrativo e financeiro, Oximano Jorge, chefe de gabinete, Thiago Henrique do Nascimento, representando a reitoria estiveram, a secretária geral, Núbia Cristina Cardoso, e o assesssor técnico, Leandro Rodrigues, e ainda o chefe do controle interno, Judson Costa e do Núcleo de Tecnologia e Informação, Fresio Veras.

A ANIMES

Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior – Animes foi criada em abril de 2018, com o propósito de aprofundar constantemente as discussões de assuntos prioritários na pauta do Ensino Superior Municipal, sempre desejando a integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização e reúne 22 instituições associadas, espalhadas por cidades localizadas em Pernambuco, Goiás, São Paulo e Santa Catarina. Atualmente é presidida pelo professor Antônio Henrique Habib Carvalho, Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco e Presidente da Faculdade de Petrolina.

O FÓRUM

O I e o II Fórum da ANIMES aconteceram em abril e outubro de 2018, nas cidades de Assis/SP e Nazaré Paulista/SP respectivamente, sempre com o propósito dos Reitores, Pró-reitores e Gestores Institucionais trocarem informações, discutirem e aprofundarem temas prioritários da agenda do Ensino Superior e decidirem sobre ações de interesse comum.

Redação: Giselli Raffi