Professores de Jornalismo da UnirG participam do ENEJor

26 de Abril de 2022

A edição deste ano, do Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) contou com a participação de professores da Universidade de Gurupi- UnirG. O evento ocorreu de forma híbrida, com programação presencial no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também na modalidade remota.

Quatro docentes do curso de Jornalismo participaram das atividades: Ma Alessandra Duarte, Dra Ana Carolina dos Anjos, Ma Gabriela Melo e Dr Maurício Hashizume.

Durante o evento, os professores apresentaram o trabalho Jornalismo de Dados em pauta: reformulação e implementação do PPC do curso de Jornalismo da UnirG, submetido ao grupo de pesquisa Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino.

“O trabalho abordou a experiência na implantação do novo Projeto Pedagógico Curricular do curso, em vigor desde 2021/1. O documento acompanha as tendências do mercado de Jornalismo, possibilita o destaque aos usos sociais da internet e das tecnologias, ao volume de dados e às mudanças na concepção do que é notícia. Sobretudo, visando preparar os futuros profissionais para atuarem em uma sociedade contemporânea”, relatou a coordenadora do curso de Jornalismo da UnirG, Ma Gabriela Melo.

Durante o evento, houve ainda uma reunião de coordenadores, onde foram discutidas as aplicações da curricularização da extensão nos cursos de Jornalismo de todo o Brasil, implantação obrigatória aos cursos a partir de 2023. Estiveram presentes 33 coordenadores de diversas regiões do País.

“Cada coordenador expôs as experiências com a implantação, levando em conta a realidade de cada curso. Foi um momento de trocas e aprendizados sobre as ações pontuais de extensão e seus conceitos.  Aprovamos a criação de um grupo de estudos para elaboração de um documento de orientação sobre atividades de extensão qualificada, que poderá contribuir para a revisão das matrizes dos cursos”, frisou Melo

Ainda na reunião, foi aprovada a criação de uma comissão para elaborar um texto sobre metodologias de ensino para a acessibilidade e a inclusão nos cursos de jornalismo.

Na oportunidade, a professora Gabriela Melo tomou posse no Conselho Consultivo da nova diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). “Recebi com muita honra o convite para integrar a chapa eleita e contribuir para os trabalhos da ABEJ. A instituição tem um papel fundamental para a integração das práticas no ensino em jornalismo, o desenvolvimento de pesquisas e as trocas entre os professores de todo o Brasil, que contribuem para o bom debate e desenvolvimento da nossa área”, afirmou Melo.

O 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo é promovido anualmente pela ABEJ e ocorreu de 20 a 22 deste mês.

Redação: Luciene Souza