Curso de Enfermagem amplia parceria com a Vigilância Epidemiológica de Gurupi

25 de Abril de 2022

Amanhã, 26, às 14h30, os acadêmicos de Enfermagem da Universidade de Gurupi realizarão palestras sobre "Dengue" e "Malária", no Centro de Ensino Médio de Gurupi. Essa é uma das diversas atividades que marcam a ampliação de uma parceria firmada entre o curso de Enfermagem e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Gurupi. Os detalhes foram acordados em uma reunião na última semana, que contou com a participação da coordenadora do curso de Enfermagem, Ma. Denise Soares de Alcântara; da coordenadora de estágio, Ma. Cláudia Christina Ribeiro Guimarães Neri; de Halex Cavalcante Coutinho, Coordenador Municipal da Vigilância Epidemiológica e ainda de Ismahyl Cirqueira de Sousa Mendes, representante da Educação em Saúde.

Atualmente os alunos de Enfermagem já atuam na Vigilância Epidemiológica de Gurupi, no estágio de Enfermagem Assistencial 1, especialmente na área de Sistemas de Informação como SINAN, SIM e SINASC. Com a extensão da parceria, além de palestras, estão previstas outras atividades de educação em saúde em escolas, unidades básicas de saúde, e em outros locais, sobre temas ligados ao calendário comemorativo de saúde.

Todas as ações serão supervisionadas por professores preceptores e profissionais da Coordenação da Vigilância Epidemiológica. Devem participar das ações membros das Ligas Acadêmicas da Enfermagem e estudantes matriculados a partir do 4°período.

“Essa é uma parceria importante pois, para a Vigilância Epidemiológica, possibilita que as orientações alcancem diversos públicos de forma sistematizada e eficaz. Para o acadêmico, essa experiência o prepara para vida profissional, não apenas em relação aos conteúdos ministrados, mas também sobre o posicionamento e conduta do enfermeiro nos diversos campos de atuação, como no seu papel de educador e multiplicador de informação. Contribui ainda para trabalhar a capacidade decisória, proatividade e segurança do futuro profissional”, explica a coordenadora de estágio do curso de Enfermagem da UnirG, Ma. Cláudia Christina Ribeiro Guimarães Neri.