Acadêmicos de Letras preparam livro de contos inspirado em moradores da Casa do Idoso

22 de Abril de 2022

As histórias de diversos moradores da Casa do Idoso, em Gurupi, serão contadas em um livro escrito por acadêmicos do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG. Memórias e experiências serão escritas em formas de contos, por meio de um projeto firmado pelo curso de Letras e Secretaria Municipal do Idoso.

O trabalho tem o objetivo de evidenciar o valor do idoso para a sociedade. Seis universitários farão entrevistas com as pessoas atendidas na Casa do Idoso e escrever os textos para a obra, sob a supervisão dos docentes do curso de Letras.

“Todo mundo tem uma história para contar. Então nosso propósito é conhecer qual a trajetória de cada pessoa que está naquele local. É importante que os jovens e futuros profissionais da educação conheçam essa realidade, tenham uma melhor compreensão sobre o processo de envelhecimento, para que haja maior respeito pela pessoa idosa. Assim eles também estarão contribuindo com a educação das próximas gerações”, explica a coordenadora do curso de Letras, Me. Maria Wellitânia de Oliveira.

A intenção é promover a valorização do idoso e, ao mesmo tempo, buscar sensibilizar a população sobre a importância dessas pessoas. “Ainda é comum a intolerância, a falta de paciência com o idoso, o que o coloca em uma situação de invisibilidade perante as novas gerações”, completou.

Ao final do projeto, os livros serão entregues para as pessoas atendidas, durtante um evento que contará com a entrega de donativos. “Os estudantes estarão fazendo uma campanha beneficente para arrecadação de itens de higiene, fraldas, que serão úteis aos moradores da Casa do Idoso”.

Segundo o diretor municipal do Idoso, Vinicius Martins, a parceria é uma oportunidade muito importante, pois poderá proporcionar a estimulação cognitiva dos idosos através da memória, oralidade e raciocínio, além da troca de sentimentos como carinho, cuidado, afeto e respeito.

Esse é um projeto de extensão curricularizada do curso de Letras, sob a supervisão dos professores Ma. Maria Wellitania de OIiveira e Me. Alexandre Peixoto Silva. A previsão é que as entrevistas sejam feitas nos próximos dias e o livro seja divulgado em 03 de junho.

*Com informações da Prefeitura de Gurupi (www.gurupi.to.gov.br)