UnirG entrega alimentos arrecadados no Cidadão Universitário para entidades beneficentes

19 de Abril de 2022

Foi realizada na manhã de hoje, 19, no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva, a entrega dos alimentos arrecadados no 39º Cidadão Universitário, em Gurupi. Nesta edição do projeto, 22 entidades receberam os donativos que irão atender à comunidade que necessita de alimentos não perecíveis. Ao todo foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos, 58 bolsas de sangue e foram realizados ainda 101 cadastros de medula óssea.

De acordo com a Prefeita Josi Nunes, presente no evento, no município são cerca de 12 mil pessoas que atualmente necessitam de algum tipo de assistência. “A UnirG está mais uma vez dando a sua contribuição, com a mesma responsabilidade social que já exerce em outras áreas, como na saúde e na educação. Essa é mais uma das atividades que essa Instituição promove e que demonstra seu compromisso com a sociedade”, disse.

O diretor financeiro da Fundação UnirG, Oximano Jorge, que representou o presidente Thiago Miranda, lembrou a importância da iniciativa da UnirG na extinção dos trotes vexatórios. “Em muitos lugares do País já ocorreram tragédias em trotes violentos. A UnirG escolheu outro caminho e aqui os acadêmicos são convidados a conhecer a realidade das pessoas necessitadas, ao mesmo tempo em que atuam para amenizar as dores das pessoas que precisam, sejam de alimentos ou de sangue”, destacou.

A reitora da Instituição, Drª Sara Falcão, ressaltou a importância dessa iniciativa em um momento em que muitas famílias precisam de apoio. “Ainda estamos saindo de uma pandemia, um período muito delicado para todos, mas a Universidade permanece atuante e cumprindo o seu papel social. Esses donativos certamente farão muita diferença na vida de quem precisa de ajuda”.

Emocionada, a supervisora do Mesa Brasil Sesc, Tatiane Barreto, agradeceu aos acadêmicos voluntários e aos representantes das entidades beneficentes. “Os universitários colaboram com uma rede de entidades que levam amor e ajuda. A solidariedade faz sim muita diferença e precisamos acreditar nisso todos os dias. Ao longo desses anos a UnirG já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos e atendeu seis cidades da nossa região. Agradeço imensamente e todo o esforço e participação de todos”.

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, agradeceu o envolvimento de toda a comunidade acadêmica que, a cada semestre, contribui com a realização do projeto. “Estamos felizes com o retorno presencial de nossas atividades, com o envolvimento dos representantes de cursos, professores e coordenadores que motivaram a todos”.

Ela destacou ainda a intensa participação dos acadêmicos de Paraíso do Tocantins que arrecadaram duas toneladas de alimentos, já entregues à comunidade. “Chegamos naquela cidade há pouco tempo, mas nossos alunos já estão se envolvendo com as causas locais, contribuindo com a sociedade. Nossa palavra é de gratidão a todos que estão envolvidos nesse projeto”, frisou.

Os representantes do curso de Enfermagem, equipe campeã dessa edição da gincana solidária, receberam um tablet como prêmio. “Foi muito bom ter participado desse projeto. Pude perceber que a UnirG não está preocupada apenas com seus alunos, mas que a todo o tempo está empenhada em oferecer à comunidade projetos, ações que beneficiam a sociedade. Todos os alunos da nossa turma contribuíram, as pessoas nos ajudaram e pudemos colaborar com esse projeto tão bonito”, disse a representante da turma vencedora, Ana Beatriz Leão.

O evento contou ainda com a presença do vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Fábio Pegoraro, do Supervisor de Região Sesc Gurupi, Edson Mauro e Roney Cirqueira, representante da Fecomércio.

As entidades beneficentes atendidas são:

1 - ABEMN

2 - ABRIGO IDOSO SÃO TIAGO – ARAGUAÇÚ